O Brasil pentacampeão

Que alegria! Que felicidade! Por todos os cantos do país está reinando a alegria no dia de hoje, 30 de junho de 2002, quando o Brasil venceu a Alemanha por 2 a 0 e tornou-se a primeira seleção de futebol pentacampeã do mundo. Durante o jogo, a cada lance de gol, o povo brasileiro vibrava de emoção, dava pulos de alegria, soltava foguetes. Após a vitória, vieram as carreatas, os buzinassos e todas as espécies de comemorações possíveis. O Brasil está em festa, de norte a sul, de leste a oeste, do Caburaí ao Chuí, do cabo da Ponta Seixas à Serra da Contamana, o povo brasileiro só sabe dizer uma palavra: É pentacampeão! É pentacampeão!

Apesar de ser emocionante participarmos também, à nossa maneira, da alegria da conquista do pentacampeonato pelo nosso país, temos que lamentar e fragilidade e a momentaneidade da alegria desse momento, uma vez sabermos que neste mundo nada é permanente, tudo passa, tudo se acaba. Pela Bíblia, sabemos que de tudo o que conhecemos sobrará apenas a Palavra de Deus. Ela é a única que é permanente. Foi o que disse o Senhor Jesus em Mt 24:35: “Passará os céus e a terra, porém as minhas palavras não passarão”. No livro de Jó temos também as palavras de Zofar, o qual diz o seguinte: “Porventura não sabes tu que desde todos os tempos, desde que o homem foi posto sobre a terra, o júbilo dos perversos é breve e a alegria dos ímpios momentânea... Tal é, da parte de Deus, a sorte do homem perverso, tal é a herança decretada por Deus”.

Além do futebol, há muitas coisas nesse mundo que pode nos trazer um pouco de alegria, mas qualquer que seja o motivo, a alegria desse mundo será sempre passageira, porque assim Deus decretou. Por tal razão, devemos buscar aquela alegria permanente, aquela que dura para sempre. Ela existe e pode ser adquirida. Sobre o assunto, nosso Senhor quando estava para deixar este mundo e vendo a tristeza de seus discípulos, disse-lhes: “Em verdade, em verdade vos digo que chorareis e vos lamentareis... mas outra vez vos verei e a vossa alegria ninguém poderá tirar” (Jo 16:20-22).

Jesus é a nossa alegria. Quem tem a Sua companhia, tem a alegria. O autor de Hebreus diz que para Jesus, nós também éramos o seu motivo de alegria. Diz ele em Hb 12:1-2: “Portanto. Também nós,..., olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz,...” Jesus deu a vida para que nós estivéssemos juntos com ele em seu Reino de Alegria. Isso está de acordo com João 14, v. 1 e seg., onde Nosso Senhor diz o seguinte: “Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas.... Pois vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também”. Jesus quer estar conosco. Jesus quer que nós estejamos com ele eu seu Reino. Ele deu a sua vida para que isso pudesse acontecer. Ele morreu para que nós tivéssemos os nossos pecados perdoados e, em total alegria e com a consciência purificada, pudéssemos viver em paz junto com Ele na eternidade. Que esse encontro com Ele possa acontecer hoje.

Não rejeites Jesus. Deus não perdoa essa rejeição. Ele fez tudo o que podia fazer para salvar o homem. Não rejeitemos a sua salvação. Há um versículo em Mt 7:6, onde Jesus diz o seguinte: “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés...” Portanto, meus amados, a súplica contida nessa mensagem é para que valorizemos aquilo que Jesus fez por cada um de nós. Não sejamos porcos, animais incapazes de perceber o valor da limpeza. Não sejamos porcos, que depois de sermos purificados de nossos pecados, retornemos outra vez ao lamaçal. Não sejamos porcos que pisem sobre Jesus, a pérola divina, o maior tesouro de Deus. Não seja por nossa causa que um dia o Senhor Deus venha dizer que, infelizmente lançou sua pérola aos porcos. Deus não mandou Jesus ao mundo simplesmente para ser maltratado e vilipendiado pela humanidade. Deus o enviou ao mundo “para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna... Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito filho de Deus. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz” (Jo 3:16 e seg.).

Jesus pode te dar a alegria permanente. Não o rejeite. No seu Reino, diz Ap 21:4, não existirá dor, nem luto, nem pranto, porque essas coisas já passaram e eis que tudo foi feito novo. Portanto, hoje pode ter início a sua vida de eterna alegria. Basta que você receba Jesus como o Senhor de sua vida e se decida por ser um de seus discípulos. A partir desse momento, uma nova vida começará para você. Diz a Bíblia em 2 Co 5:17 que “se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.

Esse é o nosso convite. Esse é o nosso apelo de amor. Essa é a nossa mensagem para você. Não desperdice essa oportunidade. Que Deus nos abençoe!

Izaias Resplandes de Sousa é membro da Neo-Testamentária de Poxoréo, MT.