UMA BOA IDÉIA

A Feira Internacional de Gastronomia “Sabores do Mundo” promovida pela Prefeitura é uma iniciativa que começa a se consolidar. Acontece todas as sextas feiras na Avenida Manaus Moderna, em frente ao Teatro Oficina Chaminé. Em sua terceira edição já mostra melhorias na apresentação, na variedade das comidas oferecidas e, é claro, na satisfação dos freqüentadores.

São, no momento, 11 restaurantes participando cada um com seus pratos, quer sejam de uma região brasileira, quer de algum país. Assim há representantes da comida alemã, italiana, chinesa, japonesa, colombiana da ala internacional. A regional fica por conta da mineira, nordestina e baiana. A organização do evento preferiu a participação de restaurantes. Assim acredita-se que, além de oferecer comidas gostosas, também há uma preocupação em oferecer comidas saudáveis.

Está havendo um resgate da tradição que as famílias tinham em ir ao mercado, no centro, para fazerem suas refeições. Se em outros tempos as pessoas iam tomar seu café da manhã ou o lanche da tarde, coisa que hoje não é mais possível porque as condições do local não oferecem possibilidade de um alimento dentro das normas da Anvisa, a feira tenta, agora em horário noturno, compensar esta falta.

É evidente que, num ambiente improvisado em plena rua – um quase acampamento - os restaurantes tenham que trazer a comida de suas cozinhas e apenas servi-la no local. Mesmo assim, os freqüentadores têm a possibilidade de degustar, a preços muito baratos, comidas que só são encontráveis restaurantes especializados.

Na austera administração municipal, onde as secretarias contam muito com a criatividade e menos com o orçamento, a idéia está contando com a colaboração dos restaurantes que, embora não tenham ali uma fonte de lucro com a venda, divulgam suas casas para um público diferente que certamente irá engrossar a clientela habitual.

Contudo, para que o projeto tenha continuidade, há necessidade de algum investimento. Novamente a criatividade terá de ser testada para encontrar uma solução para uma cobertura móvel, onde o cliente possa, quando vier o período de chuvas, continuar visitando a Feira da Gastronomia.

É bom ver que Manaus, que recentemente foi sede do XIX Congresso Nacional da Abrasel, ter incentivada a gastronomia que, na simplicidade tem muito a ensinar e a contribuir aos sabores brasileiros e internacionais.

Mesmo na improvisação do orçamento pífio, a idéia merece aplausos. Os pratos comercializados já passam dos 700 por noite. Ainda não vemos no local a comida de raiz da região amazônica, mas todos os restaurantes participantes se vêem forçados a pesquisarem e apresentar seus pratos com cada vez mais originalidade, uma vez que representam a comida de um determinado país, ou de uma determinada região.

Bom Apetite!

Luiz Lauschner – escritor e empresário

www.luizlauschner.prosaeverso.net

Luiz Lauschner
Enviado por Luiz Lauschner em 06/09/2008
Código do texto: T1164621
Classificação de conteúdo: seguro