Prazer X Felicidade X Sucesso

Na verdade na melhor das intenções tentamos encontrar a felicidade no prazer e no sucesso. Mas afinal o que é Felicidade? O prazer faz parte? O que é Sucesso?

Tanto cristãos como budistas tem descoberto que nem sempre o prazer traz a felicidade, mas certamente faz parte dela. Ou seja, quem é feliz certamente tem momentos de prazer, mas quem tem prazer não é necessariamente feliz.

O prazer quando é mal utilizado traz conseqüências desastrosas como uma dor de cabeça pela bebedeira passada, um arrependimento por um relacionamento rompido, um sentimento de culpa pelo dever não cumprido...

Por um pouco de prazer podemos ter grandes momentos de arrependimento e de dor. Então significa que o prazer é ruim? Claro que não. Como cristã acredito que o prazer também foi criado e querido por Deus. No entanto, este prazer não pode estar como a finalidade da vida humana, mas como o meio para algo.

Sucesso é ter tudo o que se quer e felicidade é querer o que se tem. São coisas diferentes mas quando confundimos as coisas corremos o risco de mesmo bem intencionados, nesta busca pela Felicidade, chegarmos a outro lugar, como a Frustração.

A alegria e a felicidade são uma conseqüência de uma boa vivência e não sorte de alguns como já afirmaram Aristóteles e São Thomas de Aquino.

Ela precisa ser conquistada e não comprada. E o seu “preço” não é barato.

Exige renúncia, equilíbrio, perdão e apostar nos relacionamentos.