Da Cidade de Braga a Vitória de Santo Antão - Breve Histórico. (PARTE 02)

SANTO ANTÃO DA MATA

A partir de 1774, a cidade de Braga passa a ser Santo Antão da Mata, estima-se na época uma população de 4.866 habitantes. As feiras livres realizavam-se aos sábados, nas quais os moradores expunham seus produtos artesanais,para atender comboios que advinham do sertão para adquirir esses gêneros.

A povoação foi expandindo seu território conforme documento de sesmarias, transformando se em referência da “vasta zona banhada pelos rios Tapacurá, Goitá, Jaboatão, Pirapama e Ipojuca, em cujas ribeiras foram se instalando sítios, fazendas e engenhos”.

Além de sua situação privilegiada em termos de cursos d'água, situava-se como ponto de passagem do caminho que de destinava ao São Francisco através do Vale do Mocotó. O povoado, nessa condição, acabou tendo um papel comercial relevante, ratificado pela suas feiras semanais. Nestas os tropeiros vendiam gado para o abastecimento de Olinda e Recife, além de rapaduras e mel (fabricados nas engenhocas da freguesia), pano de algodão, tecido (em modestas oficinas domésticas) e etc.

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

Evoluindo sucessivamente da categoria de povoado a freguesia, Vitória permaneceu distrito de Olinda até seu desmembramento em 27/06/1811, ocorrendo logo posteriormente a elevação a Vila de Santo Antão em 1812, e em 06 de maio de 1843 a lei provincial nº 113 ocorre à promoção a Cidade da Vitória. Tal denominação tem referencia a Batalha ocorrida em seu sítio, no monte das tabocas, na qual os pernambucanos saíram vitoriosos sobre os holandeses.

Do seu território, faziam parte as freguesias de Bezerros e Santo Antão, abrangendo uma grande extensão de terra, atualmente corresponde a áreas ocupadas pelos municípios de Vitória de Santo Antão, Pombos, Chã Grande, Gravatá, Bezerros, Caruaru, Bonito, São Caetano, Sairé, Camocim de São Félix, São Joaquim, Barra de Guabiraba, Riacho das Almas e Cortês.

A denominação Cidade da Vitória permaneceu até 31 de dezembro 1943. Atualmente é formadas pelos distritos sede e Pirituba e pelos povoados de Cidade de Deus, Engenho Cachoeirinha e Engenho Pitú. O dia 06 de maio, marca sua emancipação política e é comemorado com festejos na Cidade.

Entre os quais podemos destacar o Camelo e Leão, que espalham alegria e diversão nos dias da festa de momo. Festas religiosas, vaquejadas, exposições de animais também se fazem presentes nesse contexto urbano, atraindo um público considerável de regiões circunvizinhas, para prestigiar esses acontecimentos.

Enfim, vivenciar a Cidade da Vitória, é conhecer seus traços, contornos, cenários. É apreciar o seu cheiro, sua cor, seu gesto. É ir adiante e permitir se dar um gesto também, que conceda mais cor, mais prazer em estar aqui neste lugar.