O HERÓI DAS TRÊS PÁTRIAS É NOSSO CONTERRÂNEO

Nascido em 1912 na bela Corumbá, em nosso Mato Grosso, em pleno Pantanal, o guerreiro Apolônio de Carvalho nem imaginou que lutaria em três pátrias pela liberdade e pela Democracia.

Apolônio de Carvalho esteve na frente de batalha na França e na Espanha lutando em armas contra o fascismo e o nazismo que construiu varias ditaduras cruéis e ceifou milhões de vidas e chegou a conquistar milhões de adeptos e mentes de incautos que via em Adolf Hitler e Mussolini exemplos a serem seguidos e inspiraram ditaduras e ditadores até os nossos dias.

Tive a honra de ser escolhido para receber e acompanhar Apolônio de Carvalho em Corumbá-MS no mês de julho de 1999, já com mais de 87 anos de idade e acompanhado de sua querida companheira de lutas Sra. Renée, uma francesa encantadora e revolucionária que se tornou a esposa de Apolônio de Carvalho, a meu ver um dos maiores românticos do sonho socialista e democrático, um homem que viveu pelo seu sonho e seu ideal, acompanhei a Apolônio de Carvalho e a francesa Renée em vários pontos de Corumbá, Porto Geral, Cacimba, Cristo Redentor, reuniões com varias pessoas e ainda visitamos na Bolívia a cidade de Puerto Suarez e levamos a Sra. Renée para ver o Arco do Triunfo da Marinha de Ladário, uma réplica do Arco do Triunfo da Paris, ela ficou encantada ao ver a semelhança da Obra ladarense com a parisiense.

Apolônio de Carvalho era uma pessoa contagiante, sonhadora e alegre, sempre simpático e atento a tudo, estivemos na Universidade Federal, onde Apolônio fez uma Palestra e divulgou seu ultimo livro: Vale a Pena Sonhar. Ao contrário do que muitos pensam Apolônio jamais foi levado pela onda, Apolônio divergiu de ações erradas da A.N.L. e do Partido Comunista, quando se distanciaram da realidade objetiva dos fatos e da real consciência política do povo brasileiro, pois pequenos grupos acabaram tomando rumos errados e se distanciando dos objetivos da luta socialista.

Apolônio recebeu o titulo de Coronel e a cidadania francesa, na Espanha ganhou o titulo de Marechal e também recebeu a cidadania espanhola, as portas da França e Espanha sempre estiveram abertas a Apolônio de Carvalho que se tornou um herói amado pelos seus atos de bravura. No Brasil Apolônio foi expulso do exército, devido a sua militância socialista, mas recentemente, infelizmente, após sua morte, foi Anistiado e recebeu a promoção post mortem de General do Exército brasileiro. Desde garoto fui um admirador deste guerreiro brasileiro, que nos deu a honra de nascer em nosso Mato Grosso do Sul, concedendo-me a honra de ser seu conterrâneo corumbaense, mato-grossense e brasileiro.

Um homem que viveu uma vida simples e sem se apegar ao poder, à riqueza e sonhos mesquinhos, viveu o sonho de uma sociedade mais justa, fraterna e livre, lutando por ela com toda a sua energia, deixou a vida carnal simples e sem ostentar riqueza, mas plantou liberdade, sonho, romantismo, amor e foi um verdadeiro cidadão do mundo. Quando estive na Câmara Federal de 2000 a 2002, apresentei uma indicação propondo o nome Apolônio de Carvalho para a ponte sobre o Rio Paraguai, mas infelizmente muitas autoridades em Brasília-DF desconhecem a história e os feitos de Apolônio de Carvalho e acabei sendo aplaudido apenas por um deputado veterano do Rio Grande do Sul que o havia conhecido em sua militância. Vale a pena sonhar.

MANOEL VITÓRIO

Ex Deputado Federal-MS

Vice Presidente Licenciado AFAPDI

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 15/09/2008
Código do texto: T1178820