Para que estudar?

hoje para ser um profissional respeitado e de sucesso no mundo do mercado de trabalho o homem deve: terminar o ensino fundamental e médio , fazer um bom vestibular , ingressar em uma boa universidade . Correr atraz de estágio , terminado começa a luta para o seu primeiro emprego , quando chega a empresa tão desejada lá vem aqueles testes de deixar qualquer um louco. Fazendo uma analise geral um cidadão para ter um futuro de sucesso ele dever estudar, se gradual ,pós graduar até mesmo mestrar em sua profissão,pois o seu futuro patrão irá escolher o melhor para sua empresa.

Então, não seria legal exigir que o candidato comprovasse sua capacidade técnica para, de fato, assumir um cargo político? Um provão que medisse a capacidade em administração, economia, política e nas áreas relacionadas com o que o próprio candidato estivesse se propondo a empreender se eleito.

Pense no caso de você ser um empresário. Quem você contrataria para gerir um cargo de alta chefia da sua empresa? Um jagunço ou alguém com experiência e conhecimentos comprovados? Alguém que, nas suas provas e entrevistas, atestasse que realmente sabe diminuir os custos, apresentar soluções criativas para os problemas…

Exigir que o candidato passe em um teste de aptidão não infringi o preceito democrático que fala que qualquer um pode ser candidato a um cargo político. Exigir que o candidato faça uma prova dificílima não é pedir muito, pois fazemos isso o tempo inteiro para entrar em um bom colégio, em uma boa universidade, depois para conseguir um bom emprego. E para conseguir um excelente colégio, uma excelente faculdade e um excelente emprego, exigem excelência de nós. E os políticos fogem à essa regra, por qual razão?

Não acredito que um provão seja a única solução para melhorar a gestão do país, mas com certeza pessoas qualificadas podem obter melhores resultados. Pedir que o candidato faça uma prova é o mínimo que nós podemos fazer se quisermos medir, ter dados concretos a respeito dele. Afinal, fazer demagogia e apontar os problemas do país qualquer um faz… Para isso não é necessário pós-graduação.

E para aqueles que são contra a prova, usam como justificativa os casos de juizes ladrões, governantes diplomados corruptos. Mais uma vez digo para essas pessoas: prova de aptidão não comprova índole. Acho que nada, senão o tempo, é capaz de mostrar quem é quem. Porém, por que não obter mais informações sobre o candidato, obrigando ele a passar por um teste? Teste que mede concretamente se ele tem ou não capacidade técnica para gerir o país, estado ou a sua cidade.

Então pense que você é uma grande empresa pois na hora de escolher seu funcionário pense nisso será que vale apenas contratar ?

Professor Marcelo zanesco

16/09/2008

ZANESCO
Enviado por ZANESCO em 16/09/2008
Reeditado em 06/10/2009
Código do texto: T1181138