MT – Nova Ubiratã – Eldorado no ocidente

Lema da Cidade:

“Construindo o amanhã”

Nova Ubiratã é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 12º59'26" sul e a uma longitude 55º15'17" oeste, estando a uma altitude de 400 metros.

http://www.novaubirata.mt.gov.br

O município foi fundado em 19 de Dezembro de 1995 por Manoel Pinheiro. A Fazenda Ubiratã teve acoplado ao nome “Nova” para diferenciar de Ubiratã, Paraná.

Foi colonizada pelos Pinheiros da COMIPIL, Comércio de Imóveis Pinheiro Ltda., empresa que tinha como sócio majoritário o Senhor Manoel Pinheiro.

Contam os moradores que o nome é uma homenagem a Ubiratã Paraná local de onde vieram os primeiros moradores do Município.

DADOS DO MUNICÍPIO

Área: Sua Área é de 12.694,97 km² representando 1.4053 % do Estado, 0.7932 % da Região e 0.1494 % de todo o território brasileiro.

IDH: Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.779 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

População: 8.654

Urbana: 3.635

Rural: 5.019

Eleitores: 4.211

Prefeito: Osmar Rossetto http://www.novaubirata.mt.gov.br/index.php?pg=prefeito_cont&cod=2&prefeito=sim

Partido: PT

Prefeitura: Av. Tancredo Neves, 1190 CEP: 78888-000

Oportunidades

NOVA UBIRATÃ, diante dos seus 13 anos de emancipação político-administrativa, desponta como um dos grandes municípios em desenvolvimento em nosso estado, mesmo enfrentando dificuldades vem crescendo gradativamente e buscando seu espaço no cenário nacional no setor agropecuário ficando ainda com o 7º lugar em produção de grãos no Estado. Possuímos uma imensa área a ser explorada com soja e milho, com grandes possibilidades de acolher os setores avicultura e suinocultura bem como implantação de indústrias de derivados de cana-de-açúcar, e num futuro próximo grande corredor de escoamento de produção através da BR 242(incluída nas obras do PAC). http://www.ubiratanews.com/not.php?id=5392

Visitando Nova Ubiratã pude viver aquelas histórias contadas nos livros, assistidas nos filmes e telenovelas. Passear na região é garantia de novas emoções. A cidade é formada por vários sub-distritos cada um com suas características, história, oportunidades e pessoas diferentes, porém todos com a mesma intenção, “Construir o amanhã”. Esta característica uniforme faz da cidade uma grande oportunidade de se viver num local com qualidade real de vida, perspectivas de crescimento e modernidade com planejamento.

Um Brasil para ser colonizado

Erra quem pensa que o Brasil já foi totalmente explorado e não se tem mais oportunidade de viver com qualidade. Ao contrário dos exploradores que deixaram tristes heranças, ainda existem locais a ser colonizado, assim como Nova Ubiratã existem muitos outros lugares. Lógico que o acesso nem sempre é fácil, as estradas estão sendo construídas, faltam muitas coisas, de alimento a vestimentas, de piso a laje e é ai que moram as oportunidades. A oportunidade de levar para estes locais o que as pessoas que ali habitam e para as que vão habitar necessitam. O primeiro passo é construir, depois lutar pelas necessidades do local junto aos órgãos responsáveis sejam eles públicos ou privados.

Construindo o amanhã

O amanhã começa a todo o momento, mudar não é fácil, cultivar exige coragem, podemos nos acomodar e assistir o amanhã acontecer, ou construí-lo.

O amanhã pode começar aqui.

Neide Mendes

Artista Plástica – Designer de Interiores e Mobiliário Artimagine e Artimagine for babies