Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

REINO DOS BICHOS

Bastam algumas cheiradas e pronto! Ergue-se uma das pernas, dispara-se uma, duas esguichadas seguida de “triscadas”, as orelhas em pé e os olhos fixos em algum ponto. É o Cão Selvagem em sua perene rotina. Ao redor há um profundo desconsolo entre casta de animais. Vêem-se Arraias magoadas, pernilongos cambaleantes, enxames que invadem territórios inimigos amontoados sobre a rainha; gafanhotos que varreram o centro-oeste coçam as patas à luz do sol. No trópico de Capricórnio, a garça ribeirinha desfere cerrado ataque à bem alojada “anChova” que, ferida, mergulhou mar adentro. Já o galo mineiro, expulso da rinha principal, criou seu próprio terreiro onde arrasta as asas e afia as esporas. O que dizer do carneiro? Depois de tantas cabeçadas, se esconde ofegante... E o queixada?  Tanta disposição e o sumário fracasso!...

Sob o sol tropical, lulas, centopéias, raposas dos pampas, calangos e vários ruminantes vêem, assombrados, o revoar vitorioso do barulhento tucano do planalto.

Num manguezal, o pulguento “trípede” com a cauda em “C” carimba a vegetação. O ritual é o mesmo: perna erguida, “triscadas”, algumas esguichadas, (onde se consegue tanta munição?), e o caminhar relaxado mangue adentro. Um chimpanzé, aos gritos, esclarece que o cão só demarca seu território. A hiena, com “riso irônico”, olhando de lado, se afasta e o papagaio replica:

---“Cráác! O ato de urinar em pontos estratégicos, não significa posse! Um marca, outro remarca! Cráác! Todos dominam e nenhum é dono! Após o primeiro confronto, garças, jabutis e babuínos se unirão à anChova...cráác!...Juntos, enfrentarão o carneiro e o esturjão da Arábia, cujas obras caras...cráác, digo, ovas raras, seduzem a maioria. Se ganham ou se perdem, convivem no mesmo espaço!”

Ciente disso, a velha coruja, “com olhar de 360 graus”, emite um hiato e ajeita as penas. Fera que é fera sabe que nos domínios do sonolento e saciado rei Leão, o reino é de todos, mas não é propriedade de ninguém.

Destaques no cenário político:

Miguel Arraes, MST, Marta, Mario Covas, Itamar Franco, Francisco Rossi, Quércia, Lula, Enéias, Brizola, Genoino, Maluf.

A Notícia. out.1998.

 
Ciro do Valle
Enviado por Ciro do Valle em 06/03/2006
Código do texto: T119331
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
Ciro do Valle
Salesópolis - São Paulo - Brasil
100 textos (5436 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 25/09/20 01:36)
Ciro do Valle