Pensar é preciso!

Quando chegamos a este mundo somos acolhidos por uma sociedade que já existe. Aos poucos vamos adentrando com sutileza e quando nos percebemos já somos sociedade. Acontece que no ato do nosso crescer somos impregnados de muitas coisas que nos tiram a originalidade de existir como sujeito único. Mas, qual seria a composição de um sujeito único, se tudo que existe já existiu? Será que há algo de novo na sociedade?

É preciso lembrar sempre que todo ser tem sua originalidade, e esta originalidade está na maneira de encarar a realidade, ou seja, todo sujeito vê as coisas sob uma ótica. É claro que existem pessoas e/ou meios na sociedade que tentam persuadir, mas, isso não priva ninguém de ver com singularidade. É preciso formar o ser para ver com singularidade, é preciso capacitar o ser. Capacitar significa apresentar meios que o leve a encontrar sua própria reflexão.

A sociedade é pluralista, mas, isso não significa que o ser tem que perder sua singularidade, pelo contrário, deve se valer pelo fato de ser único para ainda mais enriquecer a mesma. Em meio ao crescimento do ser para a compreensão universal da sociedade ele deve se privar no direito de saber fazer as devidas diferenciações. Deve aprender a diferenciar entre o que é tendencioso é o que é fato. O fato pode também ser tendencioso, porém, deve ser fato, e fato é sempre sujeitado a análise.

Existe também a persuasão, esta existe para levar o sujeito “cru” a fazer parte do aglomerado dos que não pensam, não pensar significa acompanhar a “moda”. Pensar é um trabalho árduo que exige esforço e coragem. É muito fácil encontrar uma reflexão feita por alguém capaz, porém, não devemos parar diante de uma reflexão pronta, devemos utilizá-la para nos ajudar a fazer a nossa própria reflexão.

No dia em que nascemos uma sociedade nos acolheu, nos viu crescer. Agora somos crescidos, devemos dar nossa contribuição, contribuição madura, carregada da nossa originalidade. Somos sujeitos originais envoltos na universalidade do mundo, da sociedade. Todavia, uma sociedade só existe porque é formada de sujeitos únicos que se associam, se cooperam e que por fim formam a sociedade. Saiamos do comodismo e enfrentemos a nós mesmos e façamos nossa reflexão, nossa contribuição. Não vamos ler os jornais para nos manter informado, mas, que além de informados sejamos formadores de opinião.

JamelCarlos
Enviado por JamelCarlos em 29/09/2008
Reeditado em 30/09/2008
Código do texto: T1201890
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.