CONHECENDO OS VIZINHOS

Um enviado do Ministério da Agricultura do vizinho Peru veio a Manaus para conhecer possíveis parceiros para venda de produtos agrícolas. Missão um pouco árdua porque não conhecemos quase nada sobre o Peru. Aliás, acusamos os americanos de olharem somente para seu próprio umbigo e nós fazemos a mesma coisa quando se trata de nossos irmãos menores.

O Peru é um pouco menor que o estado do Amazonas mas é sete vezes mais populoso, chegando a ter quase trinta milhões de habitantes. Sua capital, Lima, com seus quase nove milhões de habitantes é a terceira cidade em população na América Latina, perdendo apenas para Cidade do México e São Paulo.

O Peru é o país da mais antiga agricultura que se tem notícia na América Latina. A batata (que muitos chamam de portuguesa) saiu do Peru para a Europa levada pelos espanhóis. Também o tomate foi levado para ser uma planta ornamental nos palácios madrilenhos, antes de seu fruto ser consumido e popularizado por lá. Os Incas já praticavam a agricultura há mais de dois mil anos.

Hoje, o Peru é o maior produtor de orégano do mundo. Produz igualmente alho de excelente qualidade, cebolas, pimentão, mangas e, é lógico, batatas, entre outras coisas. As azeitonas pretas também são apreciadas, bem como o azeite de oliva. Sua longa costa – cerca de 2500 quilômetros – fornece uma variedade de peixes, camarões e outros frutos do mar.

É fácil compreender porque o ministério da agricultura daquele país procurou a Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – para tornar seus produtos conhecidos e vendáveis em lares amazonenses. O restaurante é o melhor meio de se divulgar produtos agrícolas de qualidade. É através de receitas criadas em restaurantes que se intensifica o hábito de consumo de determinados ingredientes. Há um interesse muito grande em intensificar as relações com a Abrasel e outros parceiros para, em primeiro plano, tornar os produtos peruanos conhecidos. Neste sentido, a sugestão da realização de uma demonstração de produtos em restaurantes, onde possam ser degustados, vem a calhar.

O Brasil, embora seja um país agrícola, tem dificuldades com a produção de alguns produtos básicos, como o trigo, oliva e derivados, alho, cebola e outros que são consumidos no dia-a-dia. Outros hábitos que vem sendo introduzidos por cozinhas orientais, como o consumo do salmão na cozinha japonesa, acabam gerando necessidades que antes não havia. É um filão que também despertou o interesse dos peruanos que produzem trutas

O Amazonas tem um déficit comercial com o Peru porque compra muita prata que serve de matéria prima a muitos produtos do Pólo Industrial de Manaus. Por isso, o enviado recebeu uma atenção especial, porque há interesse do Pólo Industrial em vender produtos industrializados para o vizinho. Se, por um lado, O Peru quer aumentar as vendas para o Amazonas, via outros produtos, está criando um canal de duas vias para receber os produtos industrializados daqui. Embora o vizinho País tenha uma ligação com o Pacífico e, portanto com a Ásia, que sempre se revela uma concorrente em preços, existe espaço para produtos do PIM no Peru. Motocicletas, televisores e celulares são alguns deles.

Interessante é sempre saber que temos vizinhos com interesse em ter relações comerciais conosco. Interesses tão fortes que construíram estradas até a fronteira com o Acre, para que possamos utilizar o corredor de exportação pelo pacífico.

É sempre bom conhecermos mais nossos vizinhos, embora eles pareçam pequenos, à primeira vista, podem se tornar de grande importância.

Luiz Lauschner – escritor e empresário.]

www.luizlauschner.prosaeverso.net

Luiz Lauschner
Enviado por Luiz Lauschner em 29/09/2008
Código do texto: T1202328
Classificação de conteúdo: seguro