Parlamento do Pica Pau - Os Amigos

Os amigos

Foi apresentado ao parlamento um veemente protesto pelo nosso Agente 042, tecendo duras críticas à postura pouco amistosa e pouco solidária de muitos Deputados do Reino, perante o próximo, em actos tão simples como um cumprimento, ou um bem haja, ou tão somente uma passadinha por casa do amigo para dar duas de letra!

O protesto tem razão, e segundo o nosso Mister, o problema é falta de tempo! Houve quem se pronunciasse que até podemos nem passar lá por casa, mas que em pensamento estamos sempre solidários. Foi o caso do nosso Deputado Três Palmos que assegurou que o seu silêncio não desqualifica ninguém, e dado que os afazeres de Deputado são muitos, não é sinal de menosprezo o facto de não falar ou dar os cumprimentos aos restantes Deputados.

Houve quem se sentenciasse e até houve gente que nada disse! Fiquei a pensar no assunto alguns dias, arredei-me da luta pelos Quiabbos que vai lá pelo Reino, e reflecti um pouco sobre o tema!

Já havia comentado há uns tempos com outro Deputado, a falta de consistências das amizades actuais! Não será apenas pelo facto de terem aparecido virtualmente, mas é verdade que o que se passa no virtual, passa-se no real.

Acabamos por nos fechar nas nossas quintas, nos nossos grupos, que ficam cada vez mais pequenos… até que se esfumam por entre os nossos dedos!

Também é verdade que no fim das contas, quem fica é quem nunca pediu nada, e quem nunca tentou sobrepor a sua inteligência perante o outro, ou tão só, aqueles que sempre ali estiveram calmos e serenos, dando oportunidade a quem quer falar e fazer o alarido momentâneo, e depois vai pregar para outro terreiro.

Ficam os que sempre viram a amizade como algo duradouro, aqueles que aparecem sem sobressaltos, que dão uma palavra amiga quando os outros se afastaram, que não recriminam perante o insucesso dos nossos actos, aqueles que ficam a partilhar os nossos inglórios momentos, não pedindo nada em troca; nem sucesso, nem plateia, nem agradecimento, e às vezes nem um beijo ou um abraço esperam. Ficam e permanecem irredutíveis perante as suas convicções de amizade!

Muitas vezes não damos conta das virtudes de um ‘Olá’, de um cumprimento e do que isso representa em termos de ânimo e solidariedade! O quanto isso pode fazer a diferença entre o Sim e o Não, entre o Querer e o Desistir!

Felizmente não sou tão pessimista com o Grupo de amizade que encontrei na GI. Tenho razões para evidenciar o que digo; e em momentos cruciais, alguns de vós já me influenciaram muito positivamente! Outra das razões é o saber que estão aí, e que lendo ou não as crónicas que se vão escrevendo, concerteza ficarão a torcer para que cada um de nós possa ter sucesso pessoal e profissional!

De minha parte, e de toda a comitiva do reino de Pica Pau, o meu agradecimento sincero!

Outra questão bem interessante, é que acabamos por encontrar a figura que faltava no reino, o nosso Cardeal! Acho que ficou bem entregue o cargo, e que dada a excelente prestação que se vê na foto, o nosso Agente 042 tem todas as qualidades para acumular o cargo! Isto não significará acumular o vencimento, e já se colocou em aberto um concurso de ideias para gastar o ordenado não acumulável!

Fica aberta a discussão e aceitam-se sugestões!

Carimbado e Assinado,

Quadrado da Hipotenusa

14/4/2008