A dioxina e a longevidade

Enquanto se discutem métodos que aumentam a longevidade de pessoas, oportuno também seria abordar alguns fatores que entravam este processo. Dentro dessa linha de raciocínio destaca-se como exemplo nefasto à saúde das pessoas, o consumo de alimentos contaminados pelas dioxinas que são causadoras do câncer no aparelho respiratório, do câncer na língua e tantos outros. Mas afinal o que é, ou melhor, quem são essas dioxinas e como são geradas? São subprodutos de processos industriais que também são gerados pela queima de produtos químicos, como pneus, borrachas de modo geral, de defensivos agrícolas e etc.

Recentemente(1.998) descobriu-se que o leite de vaca produzido na Europa estava contaminado pela dioxina. Depois de exames minuciosos, chegaram à conclusão que a contaminação se deu por conta da ração utilizada que era proveniente do Brasil e apresentava em sua composição níveis assustadores de dioxina. Na época, recorda-se, foram cancelados pelos países da comunidade européia todos os contratos de importação de farelo de polpa cítrica oriundo do Brasil. De acordo com o EPA – Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental) dos Estados Unidos, as fontes de geração da dioxina são os incineradores de lixo hospitalar e doméstico, além de queimas desregradas.

Segundo a graduada em química, Líria Alves: “A dioxina é hoje considerada a mais violenta substância gerada pelo homem, seu grau de periculosidade ultrapassa até o urânio e o plutônio. Esta substância surge quando moléculas de cloro são submetidas a altas temperaturas, em presença de matéria orgânica, nestas condições algum tipo de dioxina é gerada, visto que a dioxina é membro de uma numerosa família que atinge 200 membros, onde se incluem os furanos, igualmente periculosos. Entre as conseqüências da inalação da dioxina, o surgimento do câncer pode estar associado, como também o extermínio das defesas orgânicas (doença comparada à AIDS). Se uma mulher em gestação for exposta a estes riscos, seu bebê pode nascer com sérios problemas(ausência de cérebro e nariz). É preciso tomar muito cuidado com a queima de produtos que contém cloro. Por exemplo, o PVC é inofensivo em si, mas a sua queima gera dioxina, além do que, para esse produto, haverá a liberação de ácido cianídrico que é um poderoso tóxico”.

Como se nota, esse processo de contaminação é difícil de ser detectado e, por isso, precisa ser extinto a fim de não causar maiores danos ao organismo humano. Ressalta-se aqui, a luta gigantesca desenvolvida pelo Greenpeace fazendo denúncias e cobrando das autoridades posições visando minimizar os efeitos dessas substâncias químicas que além de afetarem maciçamente o meio ambiente agridem a saúde de todos.

Amarú Inti Levoselo
Enviado por Amarú Inti Levoselo em 13/10/2008
Reeditado em 24/10/2008
Código do texto: T1225544
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.