“Como pode um peixe vivo, viver fora da água fria?"

Penso em fugir de crônicas e poesias baseadas em severas criticas a sociedade, a falta de cultura de certos indivíduos, e a mediocridade de um povo em maioria “irracional”, mas vejo que a cada dia, fica mais difícil não discutir sobre esse tema.

Dia desses, estava apreciando meu momento de descanso das aulas da faculdade, ao lado dos meus colegas de classe, quando, não lembro como, surgiu em minhas mãos um jornal em formato tablóide chamado “Provocare”, onde logo me chamou atenção a capa, onde exibia a foto do Ruivo (um popular mendigo de minha cidade, Sorocaba) e ao lado o refrão da musica que atualmente faz sucesso em “JK”, a minissérie exibida pela rede Globo de televisão (“Como pode um peixe vivo, viver fora da água fria?”). Folheando seu interior, gostei muito do que vi, informações culturais da cidade, textos críticos a falta de cultura Sorocabana, agendas de eventos sócio-culturais, etc.

O que realmente não gostei, foi que ao interromper por hora minha leitura, olhei ao redor e percebi que a maioria dos alunos da faculdade, também receberam o mesmo exemplar que estava em minhas mãos, mas ao contrario da minha atitude, grande parte haviam jogado os tablóide ao chão, hora amassando-os, hora rasgando-os, chão que por sinal estava imundo não só pela “papelada”, mas também por maços de cigarros vazios, papéis de bala, etc. Por aí já se tem uma idéia da “animalidade” dessas pessoas. Alguns instantes depois percebi três elementos estavam brincando de “lutinha” com o indefeso “jornalzinho”, aquilo me deixou profundamente irritado, praticamente ninguém teve a coragem de ler pelo menos uma ou duas linhas de cultura que aquele folhetim trazia. Depois da brincadeira dos três imbecis terminar, um deles teve a curiosidade de abrir o exemplar e se deparou com uma das famosas “Tirinha da Mafalda”, e pelo expressão do mesmo e dos outros dois, eles não tiveram a mínima inteligência para entender o que aquela simples mensagem visual queria passar.

É por isso e por tantos outros motivos, que continuo a escrever criticas a sociedade atual, onde a ignorância impera. É, talvez eu esteja errado, talvez seja eu um “peixe vivo fora da água fria”.

João Valio
Enviado por João Valio em 16/03/2006
Reeditado em 03/10/2006
Código do texto: T124200