Hábitos e Costumes

"O hábito é a nossa segunda

natureza"

Em todos os momentos da nossa vida , a gente escuta essas duas palavras. Às vezes , ou melhor , geralmente as pessoas não percebem ou não se lembram , mas elas frequentam e passeiam pelas falas de todo mundo. Uns dizem , por exemplo :" ah , eu tenho o costume de jogar futebol todos os domingos". Outros : "ah ... se eu não for ao shopping aos sábados , eu morro . Já é um hábito" . Deu bem para saber quem é o homem e quem é a mulher nesses dois exemplos , não ??? rs . Mas será que hábito e costume são a mesma coisa ?

Vamos ver ...

Entende-se por hábitos e costumes o comportamento regular e normal de uma pessoa em relação às suas necessidades , às suas reações ao meio ou a sentimentos , em função do quadro mental prevalecente no seu psiquismo . Este é um conceito científico . Ou seja : é mesmo , ninguém está inventando . A ciência já comprovou. Mas esse tal de normal e regular é mesmo assim , no sentido estrito da palavra ? Não , não é assim tão rígido , tão fanático . Apenas significa que essa é a sua forma habitual e costumeira de se comportar. Iso também não quer dizer que seja a forma correta , apoiada por por seus vizinhos e homologada pelo mundo . Eles podem ser positivos ou negativos , de acordo com a PERSONALIDADE de cada um . Cabe a pergunta : E quando´que eles são positivos ? R- São positivos quando consentâneos ( essa palavra existe, hoje estou inspirada rs ) com princípios tidos e havidos como bons e sadios . Em outras palavras , quando eles forem aceitos pelo consenso geral. Ou seja , todo mundo aprova. Agora , vem o x da questão e as polêmicas dos pós liberais e dos considerados rebeldes ou revolucionários . Quando esses princípios contrariam , tendendo a conduzir ao OPOSTO , temos estabelecido o negativismo.

Em síntese , tudo o que vimos até agora resume-se , assim :

O profissional liberal, o negociante, o homem de empresa, o funcionário, para manter a confiança , o respeito, manter ou ampliar sua posição precisa possuir uma boa personalidade .Enfim , é bom que tenha uma personalidade que seja positiva, radiante e marcante . Quando se tem hábitos e costumes que contrariam , automaticamente as coisas vão ficar complicadas e tudo vai embora pelo ralo . A trilha precisa ser precisa !

Tem muitas pessoas ativas - que não conseguem resultados em seus emprendimentos - ficam aturdidas procurando os motivos, a explicação pelo insucesso , enquanto outras menos ativas ou capazes , sempre estão avançando no sucesso, prosperando. Têem uma tradição moral robusta . Nutritiva . E outras pessoas não dão valor a isso . Empurram...

O sucesso na vida , depende na verdade de muitos detalhes . E todos eles, pequeninos ou grandes são igualmente importantes , pois podem criar condições favoráveis ou simplesmente destruí-las . Às vezes ficam reclamando , lastimando e até blasfemando contra Deus e não mudam seus hábitos e costumes. Ontem à noite uma pessoa me disse que estava triste , sofrendo, sem saber o que fazer da vida , que se apegaria a Deus , etc... Fico com pena , mas o que posso fazer ? Se a gente encoraja , quase sempre ouve : Ah... você fala assim porque não está sentindo na pele , né ??? E daí ? O que a gente pode fazer ? Vamos tentar mudar nossos hábitos. Se assim for necessário , é claro. Tanto as pessoas físicas ( que não ficam fora disso, não, hein ??? ) , quanto as jurídicas. Eu já fiz uma promessa : vou deixar de ser notívaga . Ah... vou sim !!! Carpe Diem !!!

(by Kalena,2008)