Os de Signo de Virgem (23/08 - 22/09)

Virgem é o sexto signo do zodíaco. Como Touro e Capricórnio o seu elemento é a Terra. Governado pelo planeta Mercúrio, que rege o intelecto concreto e o raciocínio. Apesar de Gêmeos também ser regido por Mercúrio, Virgem é diferente, é um Mercúrio - Terra, pé no chão.

Corresponde à juventude, quando os jovens se conscientizam de suas primeiras responsabilidades. Este signo rege o período das colheitas, simbolizando a abundância, a Idade de Ouro, época em que os homens viviam em paz e fartura.

Os nascidos neste signo têm espírito metódico, são devotados e trabalhadores. Verdadeiras formiguinhas da natureza. Estar a serviço pode ser um dos lemas dos virginianos, pois a vida só faz sentido quando se sentem úteis.

Detalhistas, afeitos à rotina, trabalham duro para atingir seus objetivos. Jamais dão passos maiores que as pernas e fazem tudo muito bem planejado. Assim, não se afobam com prazos e costumam realizar tarefas antes do prazo previsto.

A busca da perfeição é uma constante nas vidas dos nativos em Virgem. A cada momento o objetivo é superar-se em produtividade e dedicação. Entretanto, quando perdem o controle deste objetivo, o perfeccionismo se volta para uma postura crítica predominantemente negativa, indistintamente dirigida para os outros ou para si.

Na mitologia o signo de Virgem foi, para uns, dedicado à Erigone, filha de Ícaro, rei da região de Ática e, para outros, dedicado a Astreia, filha de Júpiter e Thêmis.

Erigone foi seduzida por Baco, deus do vinho, e quando seu pai foi morto, o desespero a fez enforcar-se. Júpiter, sensibilizado com a tragédia, transformou-a na constelação de Virgem.

Os que afirmam que foi dedicado à Astreia contam que, durante a Idade de Ouro, a meiga deusa desceu do Céu e veio viver entre os mortais. Entretanto, a decadência da humanidade estava acontecendo, pois os homens se tornavam maus e acumulavam crimes. A Idade de Ouro transformou-se na de Prata, esta para a de Bronze que, por sua vez, se transformou na de Ferro.

Desgostosa, Astreia resolveu retornar ao Céu, onde foi imortalizada por seu pai, Júpiter, que a colocou na constelação dedicada ao sexto signo do zodíaco, Virgem.

A modéstia é uma das maiores virtudes dos virginianos. Dotados de um grande senso lógico, muito discernimento e espírito analítico, consegue realizar seus trabalhos com eficiência e responsabilidade. Por isso, geralmente, não suportam serem cobrados.

Nada é pequeno demais ou têm pouca importância sob a ótica virginiana, pois sabem que o todo pode ser dividido nas pequenas partes, sem as quais não existiria.

Minuciosos, detalhistas, nada é deixado ao acaso, tudo tem um porquê de existir e cada coisa deve ter o seu lugar.

A atenção às minúcias não se restringe aos níveis profissionais e domésticos, mas também com excessiva preocupação com a saúde, tornando-os muitas vezes hipocondríacos.

Extremamente organizado tende a querer impor essa organização aos demais, gerando conflitos com as pessoas mais íntimas.

Empenham-se em manter as amizades, tentando tornar a convivência com os amigos mais agradável.

Duas das mais duras características dos virginianos é a impaciência com os menos dotados de inteligência e a difícil crença nas coisas que não podem ser provadas logicamente.

Não suportam o caos, a ociosidade e se sentem bem com a rotina. O caos, não ter o que fazer e um dia sem rotina programada, lhes trazem a sensação de que perderam as rédeas e que ficaram sem referência.

São tão exagerados neste aspecto, que alguns nativos deste signo percebem o sono e a noite, principalmente às de domingo, como “desordem”, produzindo freqüentes insônias nos mesmos.

A simbologia do signo de Virgem representa uma jovem alada que porta uma espiga de milho, representando a colheita. Só colhemos o que plantamos.

Virginianos plantam, colhem e sabem esperar o momento da colheita. Mais do que isso, continuam plantando sem parar noutras paragens, sem com isso deixar de manter atenção constante sobre a terra cultivada.

Se encontrares alguém que possa ser caracterizado como: analítico, organizador, hipercrítico, detalhista, prestativo e que procure açúcar como uma formiga, é bem provável que estejas na presença de um Mercuriano de Virgem.

O texto foi organizado com base em pesquisa bibliográfica e em vários sites especializados

Virginiano

Por ser de Terra,

deseja um mundo com regras.

Só crê no que enxerga,

ouvinte pra todas as horas.

Por não ser forte na sedução,

dissimula com toques de inocência,

crescendo dentro do teu coração,

que exige mais e mais a sua presença.

Apesar de analítico, na percepção,

confia de forma exagerada,

ouvindo os ditos do coração,

que exigem o plantão do Anjo da Guarda.

Do trabalho sempre perto,

da desordem bem distante.

Nas relações, de “peito aberto”,

Garantia da colheita abundante.

De boa vontade universal,

“para as mangas sempre tem pano”,

dotado de grande força moral,

é, em detalhes, o Virgiano.

J Coelho
Enviado por J Coelho em 27/10/2008
Reeditado em 07/02/2021
Código do texto: T1250840
Classificação de conteúdo: seguro