Esse é o Parque  Moinhos de Vento que  encontra-se numa área muito movimentada da cidade, com grande avenidas, prédios e comércio.

O Parcão, como também é conhecido pelos porto-alegrenses, foi oficialmente criado em 1972, possui 115 mil metros quadrados e localiza-se no sofisticado bairro que leva o mesmo nome.

O nome "moinhos de vento" lhe foi atribuído em virtude da existência, em sua área, de moinhos que transformavam o trigo em farinha. O Rio Grande do Sul foi o maior produtor de trigo no Brasil no final do século XVIII e na segunda década do século XIX.


Nele ainda podemos, em meio aos frequentadores que fazem desde os simples passeios ou caminhadas,  corridas, futebol, patinação ou simplesmente relaxando,  ver os pássaros que por ali moram ou sobrevoam em suas árvores, fazendo a alegria das crianças e de todos que por ali passam.







A sede administrativa, uma réplica de moinho, é cercada por um largo artificial e uma mini-cascata que possibilita a vida aquática para a fauna composta por tartarugas, gansos, marrecos e peixes.





As tartarugas são tão "domesticadas" e tranquilas que, em nossas caminhadas , muitas vezes tivemos que buscá-las , recolocando-as no lago, já que passeavam pelas ruas ali perto, como se tudo aquilo fizesse parte de seu habitat...



É um parque muito legal e sempre com grandes programações e festas especiais.

Trouxe para compartilhar com os que ainda não o conhecem  e matar as saudades do que nele já estiveram mostrando assim, um cantinho dessa cidade.



Mas é um cantinho que nos permite tudo. 

Ficar sentados, nas tardes ensolaradas do inverno, ver e acompanhar suas árvores em todas as estações, acompanhando as lindas transformações que a natureza, como ninguém, oferece...



Há muito ainda pra ser visto, percorrido e mostrado por cada cantinho nele. 

Há bancos que lembram as nossas tardes e passeios com nossa Cuca I , uma cachorrinha, que nos acompanhava e parecia fazer parte integrante do cenário. 
Tinha o seu local predileto. Deitava perto das tartarugas e ali ficava, atenta à tudo...

Ela ali, assistia tranquila  a concertos  e apresentações de orquestras, quietinha como uma "nobre dama"...

Esse parque foi também o lugar de nossas caminhadas de mãos dadas, passeios e brincadeiras com os netinhos , caminhadas   com as amigas, onde "voávamos as tranças", num passo acelerado como nossas línguas, que falavam,falavam e todos os dias tínhamos assuntos novos.

Foi um lindo tempo...

A Cuca já se foi...

Os bancos foram mudados, pintados, mas a beleza ali persiste e pode ser vista sempre.

Que continuem a preservá-lo, cuidando de cada lugarzinho, para que muitos possam curtir e encontrar por lá, tanta beleza, num simples olhar aos passarinhos que sobrevivem...(Chica)

Fotos: Z.Hora, 09.10.2008  e imagens do Google.
Rejane Chica
Enviado por Rejane Chica em 28/10/2008
Código do texto: T1253189
Classificação de conteúdo: seguro