O prazer da leitura e suas funções

Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o educando, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante.

A escola é um dos lugares sociais privilegiados de acesso à leitura , outro paradoxo deve ser acrescentado a este: para quem ensina a ler, para quem tem por obrigação formar leitores, inexistem condições sociais de leitura. Nós, professores, num processo histórico que já se revela no nascedouro da universidade da escola, estão concretamente hoje afastados do livro e das bibliotecas pelas condições de trabalho e do salário. Isso sem falar dos pais.

Se do ângulo das condições sociais de possibilidades de leitura o quadro é este, do ângulo da formação do leitor (ou da produção da leitura) a situação não poderia ser melhor: como esperar leituras significativas, produções de significados, construção de “história de leitores”, sujeitos “autores” de suas leituras em tais condições?”.

Dentro de tantas questões complexas, com a leitura, o educando torna-se mais crítico, sendo capaz de argumentar e questionar sobre temas, que muitas vezes presenciou em uma leitura. Por fim, a confirmação da importância de leitura, hoje na escola, faz-se necessária, pois, sabendo que é através do ato da leitura que o indivíduo vivência de forma prazerosa e diferente novos conhecimentos de mundo e específicos.

Formar bons leitores significa encantar as crianças, enfeitiça-las com o poder que vem dos livros. Mas isso não se forja com obrigações, muito menos com trabalhos sistemáticos de compreensão de texto. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a leitura é sempre o meio, nunca um fim. Por isso, na escola ela deve ter várias funções, pois é diferente ler para se divertir, ler para escrever, ler para estudar, ler para descobrir algo que deve ser feito, etc.

A leitura enriquece nossas almas. Poder ler é desvendar inúmeros labirintos e penetrar no reino das histórias contidas e elaboradas por autores diversos é, sem dúvida, maravilhoso. Ler alimento o espírito. Nos faz mais humano, democrático e conhecedor de vários discursos já instalados em nossa comunidade. Portanto, boa leitura à todos!

Roberto Cerqueira Dauto

Graduando-se em Psicopedagogia. Graduado em Letras. Poeta, publicitário, professor. Diretor-Membro da Sociedade Espírita Eurípedes Barsanulpho e da Creche Lar da Criança

Roberto Cerqueira Dauto
Enviado por Roberto Cerqueira Dauto em 21/03/2006
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