Recebi do amigo Orly Rodrigues o release do Projeto " A Expedição dos Sonhos" que visa o contorno da América do Sul num barco a remos. 

Orly é um atleta que supera limites, e quem vem se impondo como referência de vida a todos os que buscamos, a cada dia, nos superar. Durante 18 a 24 meses, dependendo dos ventos, da maré, do clima, Orly fará o trajeto que sonhou fazer, contando com as suas habilidades humanas, contando com Deus e contando com as nossas orações.  

Nada melhor do que deixar com ele, o relato desse grande sonho, que começou, um dia, pequeno, sob a égide de um grande slogan: "DOS REMOS FAÇO ASAS." 

Eu tenho certeza que sim, Orly... eu tenho certeza de que "dos remos você já fez asas." Eu sei que você e o projeto se confundem - o projeto é você e você é o projeto. Também sei que " você almejou algo tão extraordinário que estará condenado ao fracasso, a menos que  Deus esteja nele."  Mas Deus está. Deus está para lhe dizer que o ama muitíssimo e que, com o seu exemplo de vida, você está ajudando a edificar as nossas vidas. 

Voe com as asas que Deus lhe deu. E conte comigo, com as minhas orações, com a torcida de cada dia. No dia da sua volta, repartiremos essa alegria. 

Eu me permiti destacar  as palavras que mais  chamaram a minha atenção,  no e-mail que Orly me enviou. Elas sintetizam não apenas "A Expedição dos Sonhos" mas a "Expedição de uma Vida." Só com o release eu já aprendi: muito! Obrigada, Orly.


"A EXPEDIÇÃO DOS SONHOS."
ORLY RODRIGUES.

Tudo começou com expedições terapêuticas pela Baía da Guanabara, que me permitiram ouvir, no silêncio da noite, o som das gotas que caíam dos remos, entre uma remada e outra. 

Acabei surpreendendo-me ao conseguir discernir este som, que durante o
dia é tão sutil entre outros sons. Aprendi também que é necessário remar forte durante os
ventos a favor, para não sofrer grandes prejuízos quando vierem os ventos contrários.

Assim, decidi ir até o mar.

No final de 2007, fui até a Lagoa Rodrigo de Freitas, deixando para trás a segurança da Baía da Guanabara. Desejava oferecer aos meus filhos um passeio diferente e consegui.

Gostei da experiência. Impulsionado por novo ânimo, decidi prosseguir, ir mais longe.

Foi quando nasceu o projeto: “A expedição dos sonhos”.

Sonho me tornar o primeiro brasileiro a percorrer, a remo, a costa da América do Sul.

Partir de São Gonçalo, na Baía da Guanabara, rumo ao sul e retornar chegando do norte, após contornar o Continente.

Para alcançar este objetivo, decidi iniciar uma série de expedições a fim de testar minhas condições físicas e emocionais. Remei durante oito dias até Cabo Frio, passando por Arraial do Cabo. Experimentei a exaustão física sem fatigar,  e a solitude no mar, sem desesperar. Nasceu o slogan: “dos remos faço asas”.

Empreendi outra expedição. Desta vez fui até Parati, viagem que durou 14 dias. Testei performance, resistência e fiz novas anotações de probabilidades e necessidades para a expedição dos sonhos. De novo fui bem sucedido.

Em agosto remei até Ilhabela-SP, uma jornada de 27 dias no mar.Durante as expedições divulgo o projeto ambiental Orlas da Guanabara (www.orlasdaguanabara.com), cuja proposta visa a preservação da Baía da Guanabara.

Tenho pesquisado e avaliado o que é preciso para continuar. Projetar e construir um barco adequado, assim como a utilizar tecnologia, por segurança e também para transmissão online da viagem, fazendo o registro em tempo real.

Técnicos e profissionais somam-se à equipe para planejamento meteorológico, itinerário, alimentação, captação de patrocínios, desenvolvimento de produtos e coberturajornalística. Além disso, penso que é possível “reinventar” a prática esportiva e terapêutica das expedições oceânicas a remo.

A expedição também será um manifesto em defesa da restauração do meio ambientee programas sociais relevantes.

Tenho discernimento de que sem cobertura de oração não partirei. Sem pessoas ligadas pela intercessão não retornarei.

Por isso conclamo a Igreja de Cristo a estar comprometida em me sustentar em oração, tanto na desafiadora preparação, quanto nos árduos dias no mar.

Este compromisso pode ser expresso com atividades e eventos específicos, inclusão na agenda oficial da igreja, leitura pública e divulgação por cópias desta mensagem, além de várias possibilidades criativas e das constantes orações individuais dos servos de Jesus.

Desejo que o fruto de tudo isso faça diferença na vida de muitas pessoas.

São Gonçalo, Primavera de 2008

Orli Rodrigues - Remador de expedição oceânica

orlirodrigues@hotmail.com (21) 8209-1967 / 3713-5588 Orkut: Orli-Rodrigues

* A imagem mostra Orly chegando a Ilha Bela depois de 27 dias de jornada solitária em mar aberto.