PERFUME DE MULHER

O cinema é uma atividade artística que me seduz e considero corretíssimo o título de “SÉTIMA ARTE”, como é conhecido.

Nada mais coerente que essa denominação que lhe foi atribuída; ela engloba ou aglutina interpretação cênica, enredo, fotografia, guarda-roupa, música, montagem, produção e, principalmente, direção artística.

Assisti a um filme anos atrás, que me impressionou muito. O filme a que me refiro é “PERFUME DE MULHER”, nome o qual necessariamente não se coaduna com a mensagem central que é passada ao expectador.

Não se constitui numa superprodução com bastantes artistas famosos e muito dinheiro investido. Muito pelo contrário, dois atores excepcionais, cenas na cidade de Nova York e muita criatividade, como ocorreu, para exemplificar, no filme E.T., um dos maiores campeões de bilheteria de todos os tempos.

A genialidade do diretor Steven Spelberg, um enredo atraente, alguns atores de não muita fama, bastaram para a montagem de uma película fenomenal.

Eu, particularmente, gosto muito da mensagem que o filme transmite. Acredito ser ela fundamental, pois é o aspecto que torna a fita não descartável; as cenas e a história ficam marcadas para sempre em nossa memória.

Bem diferente dos filmes para consumo, com finalidade totalmente comercial, sem qualquer qualidade artística tais como, esses que têm como astros principais

Stalone, Schwarznegger, Steven Seagal e outros. Não digo que não assisto a esses filmes, porém, não ficam fixos na minha lembrança; funcionam apenas como entretenimento passageiro.

“PERFUME DE MULHER” deu a Al Pacino o “Oscar” de melhor ator por sua perfeita interpretação. A famosíssima estatueta deveria ser entregue também ao ator coadjuvante Cris O’ Donnel, que completou magistralmente o protagonista.

O texto do discurso feito na universidade é de uma profundidade incrível, porque revela os defeitos do ser humano, analisado universalmente. Não contarei a história... Procure nas locadoras e não se arrependerá!

JOÃO OSMAR
Enviado por JOÃO OSMAR em 23/03/2006
Código do texto: T127461