A magia do aprendizado

 

 

   

Aprender é nossa obrigação. Aprender é percorrer os caminhos vicinais que levam a estrada da Verdade. Os caminhos vicinais são muitos, mas a estrada da Verdade é única. Esta é nossa Missão como seres humanos. Por isso recebemos em nós o Espírito. Fagulha desprendida de Deus. Aprender é estar cada vez mais próximo Dele  e de sua sabedoria. Quanto mais aprendemos mais aumentamos a nossa porção divina. Assim evoluímos. Aprendendo passamos de bicho homem a homem divino.

 

     Fui professora. Passei grande parte de minha vida ensinando. É isso que as pessoas pensam: que os professores ensinam. Mas eu não acredito que seja possível ensinar. Só é possível aprender. Ao Mestre cabe apenas indicar os caminhos para o aprendizado. Ajudar na escolha das ferramentas. Facilitar através do estímulo correto. Que varia de discípulo para discípulo. Mas aprender não só é possível como inevitável.Sempre aprendemos alguma coisa. Com o outro. Conosco mesmo.  Quando temos um bom Mestre aprendemos com facilidade. Na maioria das vezes suplantamos o Mestre. Que aprende conosco também. Quando nos tornamos Mestres, na maioria das vezes também nossos discípulos nos suplantam. E nos enchemos de orgulho como se os tivéssemos ensinado. E isto é muito perigoso.O orgulho é o inimigo número um dos sábios.

   De tudo o que escrevi deduz-se que existem vários níveis de maestria.  É assim que a roda gira. É isso que chamo de Evolução.Uns aprendendo com os outros.

     Aprender é pura magia. Quando assimilamos um conhecimento novo parece que a luz brilha mais forte, Mesmo se estamos no escuro, tudo se amplia. Mas aprender não é acumular fatos na memória e soltá-los a torto e a direito. Nem ser uma Enciclopédia ambulante.Aprender vai além do imanente. Aprender é transformar o conhecimento em vida. Aprender exige refletir sem pressa sobre o conhecimento adquirido. Pensar sobre ele com pensamento próprio mesmo que seja baseado no pensamento alheio. E aí, se estivermos em uma banheira, bem vale sair nu gritando Eureka! Ou estourar um champanhe para brindar. Mesmo que champanhe seja apenas o guaraná.  Aprender é difícil. O processo de aprendizagem muitas vezes é tortuoso.Outras,doloroso. É interno, mas precisa do externo para se alimentar. Muitas vezes pensamos que sabemos e não sabemos. Nesse caso nada mais somos do que tolos. Outras vezes vivemos com sabedoria e nem percebemos que temos o conhecimento em nós. Apenas vivemos. Nesse caso o raio de ação de nossa sabedoria é bem menor. Faltou a consciência, que é requisito essencial  nos sábios.

     Os conhecimentos podem ser objetivos e subjetivos. Imanentes ou transcendentes. Isso ou aquilo. Mas adquiri-los só tem um sentido: conhecer-se a si mesmo. A reflexão sobre cada uma de minhas ações e pensamentos é uma reflexão sobre o meu próprio eu. O conhecimento nunca está fora de nós. Ele sempre está dentro, mesmo que pareça estar fora. Ele faz de nós o que somos. Somos o que sabemos e às vezes o que somos é muito pouco. Mas sempre podemos crescer. Aquilo que aprendemos permanece, não conseguimos perdê-lo nem jogar fora, portanto não diminuímos.Mas corremos o risco de ficarmos presos em um estacionamento. Parados.  O que chegamos a aprender é muito pouco em relação ao que é possível aprender. Nunca preencheremos a cota em uma só vida. Para isso precisamos de mais vidas. Na dúvida sobre a existência de outras vidas é melhor se apressar e tentar conseguir o máximo possível já. Agora. Porque o ontem já foi embora e o amanhã nunca será.