ANGÚSTIAS

Ninguém nunca em sã consciência espera ou quer que sua vida mude radicalmente de um dia para o outro, sem aviso prévio.

E quando acontece?Sua primeira pergunta é o que eu faço agora?

No início não é tão difícil você sempre está esperando uma cura, ou algo que possa amenizar sua situação e sabe que tudo passará.

O problema é quando o tempo se arrasta e para seu martírio, cada dia mais lento e nem você nem ninguém encontra uma solução, que seja paliativa, mas que seja. Daí a dependência constante é uma luta tremenda, desigual com seu ego e com seu problema, pois as armas que você tem são totalmente restritas.

O mais triste nesta situação toda, é que a maioria das pessoas pensam ou sentem, até mesmo por estarem te ajudando, que sua incapacidade não é apenas física, é da consciência e do pensamento também talvez quem sabe até do sentimento e vontades.Aí começam a tomar conta de tudo. É claro e compreensivo que elas ajam desta forma, pois faz parte da natureza humana, infelizmente somos assim queremos ajudar mais ao mesmo tempo já nos achamos donos daquele mundo.

Então chega o momento de você aprender a dizer não, mesmo dentro daquela situação que já não lhe é 100% favorável, lutar ao máximo contra suas limitações e ir tentando se libertar, mesmo quando algo que para você antes era tão simples fazer e agora só Deus sabe o esforço que lhe causa. É difícil mais não é impossível!

Quando estamos na condição “dependência” é muito triste, pois muitas vezes nos tornamos mais um fardo, a facilidade com que fazíamos tudo já não existe mais e nos torna um martírio, sem contar que as pessoas a nossa volta cansam, e não poderia ser diferente realmente é cansativo e cada um já tem sua vida para levar adiante.

Então como tentar suportar tudo isto sem nos acarretar maiores conseqüências?

Nada nesta vida acontece por acaso, tudo tem uma razão de ser, o primeiro passo é tentar manter o equilíbrio e o bom humor. Aí vem aquela frase crucial: Falar é fácil quando não se está dentro da situação.

Mas tudo é uma questão de necessidade, cada momento exige uma atitude. Na verdade precisamos aceitar, não nos acomodar, conformar, mais aceitar e tentar adaptar um novo ritmo de vida dentro desta nova condição sem deixar de correr atrás de uma solução, é claro, isto é imprescindível, não dá para desistir. Mas se reclamarmos menos, deixarmos de lado o coitadinho, pararmos de sentir dó de nós mesmos e encarar o problema de frente e com os pés no chão sem ilusões, pode acreditar é mais fácil seguir. De triste já nos basta o problema, não é preciso fazer caras e caras, para que alguém entenda o que você está sentindo, ninguém escolhe por livre e espontânea vontade ficar doente, a não ser que seja um caso cármico, mas esta é outra história. Enfim tente manter seu espírito e sua mente funcionando que todo o resto ficará mais leve. Na maioria das vezes nós nos causamos sofrimentos desnecessários porque queremos impor tudo a todos inclusive à vida, e da mesma forma que cada pessoa tem seu temperamento, seu modo de agir e pensamentos diferentes dos nossos e não “nos obedece”, a vida também não, de uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde ela se faz ser obedecida. E da mesma forma que queremos que as pessoas nos respeitem e nos aceitem como somos, precisamos respeitar e aceitar também os outros e a vida.

Com certeza o caminho será árduo, confuso, difícil, mas é preciso aprender que se tentarmos mudar o curso da vida, ela nos chicoteará cada vez mais forte, seu curso ninguém pode mudar. Agora se a deixarmos seguir e dentro deste seguimento tentarmos aprender com ela, tudo se tornará mais suave.

Porque no fundo nem tudo que queremos é o que devemos e merecemos ter!