A CULPA

Como dói o sentimento de culpa!

É como se uma flecha atravessasse seu coração.

Mas o que é realmente ser culpado?

Na maioria das vezes nos culpamos de tudo: o filho que se desviou por caminhos errados, ou melhor dizendo, mais difíceis.

Mas será que somos culpados? Lembra-se de quando este filho era apenas uma criança, você o viu crescer, participou de cada momento de sua vida que se iniciava.

Deu-lhe base para um futuro razoavelmente bem sucedido dentro de suas possibilidades.

Ensinou-lhe o que é o amor ao próximo, respeito, amizade, lazer, dever, honra sinceridade e tudo que você imagina que deve fazer parte da vida de um ser humano.

De repente este filho cresce, e joga por terra tudo que lhe foi mostrado. Envereda-se por caminhos tortuosos, sombrios e torna-se uma pessoa irreconhecível. E aí você se pergunta: onde foi que eu errei?

Mas por que a pergunta?Dentro dos seus limites da sua visão sobre a vida, você fez ou pelo menos tentou fazer, tudo o que lhe parecia o melhor.

O assunto é mais profundo que isto, além de herdar dos pais o fator sangüíneo, existe também a personalidade que é única e o livre-arbítrio que todos nós temos por direito. E quando vem a culpa por ter dito não a alguém?

Esta então nem se fala, mas você pondera tudo, estuda todas as possibilidades, e sabe que precisa dizer, não!

Na verdade a maior culpa do ser humano é ter medo de ser verdadeiro, é achar que por ser pai ou mãe não pode dizer não para um filho. É obvio que não devemos radicalizar em todos os sentidos e dizer não para tudo e para todos, o “não” muitas vezes ajuda e o “sim” muitas vezes estraga!

Ser mãe e pai não significa ser apenas positivo no sentido de agradar seus filhos, se escondendo naquela velha frase “o que eu não tive, eu quero que eles tenham”. Existem limites e os pais precisam encontrar a porta em que este limite está presente.

Se não aprendermos a dizer não agora, nas pequenas coisas, chegará o dia em que seu filho exigirá algo que para você é impossível realizar, e aí como vai ser? Qual será a reação dele ou dela?

Antes de ser pai e mãe somos seres humanos.

Precisamos respeitar nossos sentimentos e pensamentos, se não fizermos por nós, quem o fará?

Não é direito se corromper apenas para agradar a outrem. Precisamos sim ser bons, termos boa índole e passar isto adiante, mas nunca....Nunca sermos bonzinhos!