VIVER SEM RELIGIÃO

VIVER SEM RELIGIÃO

William Pereira da Silva

É possível viver sem ter uma religião? Acredito que sim.

A palavra religião segundo a Enciclopédia Livre da internet a Wikipèdia, vem do latim: "religio" usado na Vulgata, que significa "prestar culto a uma divindade", "ligar novamente", ou simplesmente "religar". pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que a humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças. Ainda de acordo com a WIKIPÈDIA o conceito de religião é muito amplo e envolve diversos fatores, vejamos como ela conceitua as religiões:

"Dentro do que se define como religião pode-se encontrar muitas crenças e filosofias diferentes. As diversas religiões do mundo são de fato muito diferentes entre si. Porém ainda assim é possível estabelecer uma característica em comum entre todas elas. É fato que toda religião possui um sistema de crenças no sobrenatural, geralmente envolvendo divindades ou deuses. As religiões costumam também possuir relatos sobre a origem do Universo, da Terra e do Homem, e o que acontece após a morte. A maior parte crê na vida após a morte.

A religião não é apenas um fenômeno individual, mas também um fenômeno social. A igreja, o povo escolhido (o povo judeu), o partido comunista, são exemplos de doutrinas que exigem não só uma fé individual, mas também adesão a um certo grupo social. Atentem, por exemplo, às perseguições do Partido Comunista Chinês à seita Falun Gong. O Partido Comunista Chinês entende que a religião não seja necessária a sociedade chinesa."

No meu entender a religião apenas pretende disciplinar as pessoas de como elas devem viver de acordo com as normas de cada uma delas. Religião é disciplina. Algumas delas ensinam o amor, fraternidade, caridade, benevolância, compaixão, tudo isso não passa de leis que devem ser obedecidas em funçao de um Deus ou de concepções cósmicas, caso contrário serão castigados, inclusive algumas são tão cruéis que aqueles desobidientes as suas normas, passarão simplesmente a eternidade no fogo do inferno, imaginem, temos apenas um ínfimo de tempo de vida em relação a eternidade, no máximo cento e trinta anos, raciocinem, se passarmos estes anos todos pecando, fazendo as mais horriveis atrocidades contra a humanidade, é justiça ser condenado a uma eternidade de sofrimento?

Para se viver sem religião basta apenas obedecer as leis humanas e da natureza, isso já nos reprime ao máximo, todos que desobedecem essas leis codificadas em livros pagam caro com prisões, multas, penalidades, em relação a natureza temos terremotos, maremotos, erupções de vulcões, tempestades, secas, geadas, pestes, pandemias, todo tipo de reações dos movimentos existente na terra que nos obrigam a nos proteger.

No filme, 1492 A CONQUISTA DO PARAÍSO, a Odisséia de Colombo, os índios depois de escravizados, torturados, índias estrupadas, um deles diz: - Eu acreditei no seu Deus e vejam o que fizeram conosco. Tornaram os índios trapos humanos e para isso utilizaram a crença de um Deus e da sua religião. Outras vez pergutaram a um índio da America Latina o que ele achava do que era DEUS, a resposta foi magnífica no meu ponto de vista; - Deus é aquilo que não entendo, um vazio que existe em mim, o imcompreensível. Assim também é como sinto DEUS, não aquele de religiões, humanizados, mas aquilo, algo inatingivel, inconpreeensivel. O cosmo é incomensurável, estamos numa galáxia com bilhões de estrêlas, planetas. No cosmo existem bilhões de galáxias, raciocinem, imaginem... Os cientistas estão impressionados com a imensidão cósmica, então o que somos nós? a terra? esse Deus pequenino que comanda os seres humanos na cauda de uma galaxia com cem mil anos luz? Por que este Deus escolheu este ínfimo planeta para condenar seus seres a uma vida de sofrimento? Somos inperceptivel ao universo, ele não precisa de nós, caso não existisse a terra não alteraria em nada sua evolução sua existência e um dia a terra será destruída, coisa de bilhões de anos ou então pode ser até amnhã, quem sabe? Lembre-se que a ciência teoriza que a terra passou milhões de anos sem seres humanos nela, é como a existência humana fôsse apenas um segundo na história da terra e ela ainda poderá existir mais bilhões de anos, existiremos no futuro?

A religião entendo ser uma forma de ter poder sobre outras pessoas, direcioná-las para um estilo de vida e para isso criaram os Deuses ou Deus como querem uns, juntamente com suas igrejas, templos, rituais, doutrinas, dogmas.

O que precisamos mesmo é de uma educação desde criancinha em tempo integral, o dia todo na escola com atividades de conhecimentos das ciência em meio período e noutros atividades de artes, esportes em geral, culturas diversas, Integração a comunidade, pais e mestres. A escola seria o principal ponto de disciplina, do conhecimento das leis, de obediência as normas gerais, horários, mestres, aprender a respeitar aos pais, a experiência, a pessoas idosas, respeitar a Pátria, amar sua terra, estudar todas as religiões e não somente uma religião, procurar entendê-las, com surgiram, a quem interessa cada uma delas. Aprender a caçar, pescar, plantar, ser treinado a lutar. Caso tudo isso acontecesse pergunto, pra que religião? E qual o motivo dos governos não investirem neste tipo de educação ? Dizem ser caro. Caro é a ignorância, a marginalidade, a violência, a hipocrisia, a corrupção. Religião é mais barato para os governos. Dá poder, dinheiro, riquezas, patrimônios, a quem a professa.

"Elementar, meu caro Watson". Podemos sermos todos chineses.

PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
Enviado por PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA em 14/11/2008
Reeditado em 14/11/2008
Código do texto: T1282674