NOVOS TEMPOS, NOVAS ATITUDES

Hoje em dia o assunto do momento é a violência, em todos os seus aspectos e seguimentos, não dá para enumerar, pois a violência é infinita. Mas eu não quero simplesmente ser mais uma falando de violência, eu acho que é preciso ir mais além, é claramente visível que o que acontece hoje com relação à violência é uma punição paliativa, é uma espécie de medicação para tentar combater o efeito e não a causa.

Não é mais possível esperarmos apenas mais uma notícia na televisão ou em qualquer veículo de comunicação, nos sensibilizarmos momentaneamente com a vítima ou as vítimas, comentarmos o fato horrorizados e sacudirmos os ombros como se nada tivesse acontecido, ou pior como se tudo isto fosse normal. O que está acontecendo é inconcebível, a maioria dos seres humanos perderam totalmente o controle e o senso de respeito, dignidade, de direitos e deveres, de responsabilidade e principalmente o senso do limite. Se prestarmos bastante atenção podemos chegar a conclusão de que a causa de tanta violência se resume em dinheiro, e na falta da palavra “não” bem empregada.

O dinheiro pode ser o causador da violência tanto em um extremo quanto no outro, ou seja, pode ser pela falta dele ou pelo excesso. Infelizmente estamos vivendo em um caos criado por nós mesmos, com toda a nossa ganância e inveja. Os pais perderam totalmente a noção de limite para com seus filhos, muitas vezes usando uma velha frase como desculpa, “quero dar a meu filho tudo aquilo que não pude ter”, e seguindo esta regra vão se jogando em um consumismo sem fim fazendo a vontade dos seus, e agora depois do estrago estar feito não conseguem e ou tem medo de dizer “não”, e por outro lado os filhos que não aprenderam a ouvir a palavra “não”, se rebelam, agridem e optam pela vida criminosa apenas para conseguir o que desejam.

Enfim a violência é geral, mas sem dúvida nenhuma atualmente está assustadora, acontecem todos os dias crimes que nós as vezes não conseguimos acreditar que um ser humano pudesse cometer, mas que infelizmente comete. Já passou da hora de percebermos que a conduta do ser humano mudou, e em muitos o coração foi substituído por uma pedra, não dá mais para vivermos em um saudosismo romântico dizendo que antigamente as coisas não eram assim, e com toda certeza não era mesmo, mas o ser humano mudou conseqüentemente o mundo mudou, os valores mudaram, os tipos de crimes e a forma de cometê-los também mudou, então muita coisa precisa ser revista e a principal delas são as leis e o código penal brasileiro.

Agora, não dá para ficar esperando a boa vontade dos poderosos do legislativo em pensar ou pelo menos sonhar com alguma mudança, com certeza os políticos, é claro que não todos, mas pelo menos 90% deles não estão nem um pouco preocupados com isto, o que os preocupa tem um nome bem conhecido, o dinheiro. A preocupação maior dos nobres de colarinho branco é o incansável trabalho de lutar por um aumento pomposo nos seus salários, e a luta por mais verbas para seus respectivos gabinetes, e por aí vai.

Mas também não cabe a nós ficarmos apenas horrorizados com a situação e falando mal dos políticos, precisamos agir. Como? Usando de todos os recursos possíveis para que as nossas reivindicações cheguem ao endereço certo, e possam causar algum impacto e junto com este impacto mudanças necessárias e imediatas. Podemos usar através de cartas, e-mails e telefone os mesmos meios de comunicação que nos colocam a par de tanta violência, podemos propor debates e entrevistas com todas as pessoas que tem o poder nas mãos para tal mudanças e exigirmos ações concretas. Podemos também fazer um abaixo assinado e enviar para o congresso, se cada um na sua casa, na sua rua, no seu bairro, na sua cidade e no seu estado iniciar um movimento deste tipo com certeza poderemos mudar muita coisa no nosso país. Não dá mais para dizer que não tenho nada com isto, não podemos esquecer que amanhã, é bem provável estarmos chorando pelo mesmo motivo que muitos choram hoje, não precisamos esperar que aconteça conosco para lutarmos por providencias.

A justiça no nosso país é lenta e as penas brandas demais, isto não é novidade para ninguém. Os criminosos nadam de braçada, pois sabem que nada ou quase nada poderá detê-los, não existe respeito por nada e nem por ninguém. É preciso rever tudo que diz respeito ao código penal brasileiro, implantar a prisão perpétua seria um ótimo começo, mas é preciso rever também a forma como os detentos viverão e passarão seus dias, dar a eles condições de trabalho e atividades para que possam ocupar a mente é imprescindível. Não é nada justo para nós além de vivermos com um medo constante, ainda termos que pagar pela estadia deles na prisão, isto quando eles chegam até eles e permanecem por lá.

Enfim, se quisermos um futuro menos sofrido, com um pouco mais de liberdade para ir e vir e menos violento para nós, nossos filhos e nossos netos precisamos agir agora, se deixarmos para amanhã talvez seja tarde demais e os bandidos já tenham tomado conta de tudo, sem nos dar chance de ação.