DEVANEIO

D E V A N E I O

Silêncio. Minha alma deseja exprimir-se, e começa a falar de amor.

“Amor, palavra tão pequena diante do universo de seu real significado. Mistura de emoções, sentimentos prazerosos, desejos...além do que tem suas ramificações. Como é difícil falar de amor!

O amor é uma árvore, cujo tronco é o fato de saber-se amar a si próprio. Pois quando nos amamos, passamos a ter potencial para amar o próximo. E amar-se é respeitar-se, é encontrar a pureza do SER e compreender os seus limites. A partir daí nós podemos cumprir o ensinamento “Amai ao próximo como a ti mesmo”. Porém não é nada fácil se amar. É necessário tempo para essa aprendizagem, além do que muito exercício! E tudo começa quando somos apenas um feto no ventre materno, e então este serzinho exercita os primeiros movimentos, quando já criança, percebe que existe e ilude-se pensando que o mundo está ali para servi-lo. Quando na realidade, ao amadurecer descobrimos que a função de nossa existência é servir o mudo. Somos responsáveis pelo seu desenvolvimento e a sua plenitude;

Deus criou o mundo, e deu-lhe de presente a nossa existência para a sua preservação.

Veja então o quanto nós somos importantes! Por isso é preciso que nos amemos. É preciso que tenhamos responsabilidade com a nossa conduta. E para isso é importante a constante reflexão sobre as nossas atitudes e decisões

Quando nos vemos diante de várias trilhas a percorrer, encontrar a solução para uma escolha se torna difícil. Muitas vezes nos sentimos impotentes e necessitamos de ajuda., sendo que para agirmos com sensatez, devemos encontrar essa ajuda dentro de nós mesmos, pois seremos juízes de nossa própria sentença no amanhã.

Como seres humanos, estamos propensos a erros e enganos, e por eles pagamos um preço.

É plausível dizer que por sermos importantes, somos também bastante frágeis. E esses erros e enganos são exercícios que fazemos no decorrer da vida para o alcance do conhecimento. E caberá a nossa pessoa realizar os próximos atos com maior perfeição. Pois não é assim que nos alfabetizamos e amadurecemos para a vida?

Amor é estado de felicidade. Felicidade é a busca eterna da perfeição. Perfeição, pode-se dizer que é o que denominamos Deus. Deus é energia infinda. E a Bíblia nos diz: “Deus criou o homem a sua imagem e semelhança.” Somos semelhantes, porém não idênticos. Tanto que somos passíveis a erros e enganos, e habitamos um corpo orgânico que nos serve como transporte para a evolução de nosso espírito, cuja vitalidade é imutável.

É! ...falar de amor é difícil. Por mais que nos pareça explicável, sempre será uma incógnita no ar esta imensa palavra amar!

Pequena palavra grande...

Amor materno, amor paterno, amor fraterno... quantos tipos de amor haverá?

Quantas vezes se pode amar?

Sentimento tão profundo quanto o azul do céu e tão abundante quanto as ondas do mar”.

(livro Palavras em Cores /Antologia Ed. Litteris )