ANÁLISE COMPORTAMENTAL!

Uma das capacidades mais importantes da humanidade é a competência de Discordar... Discernindo! Ao perceber, distintamente, as divergências discrepantes do fato, evento e/ou, assunto, que lhe chegue ao conhecimento, vindo de qualquer origem, seja ela ilibada ou, não!

As artimanhas e engodos são uma massa ululante ao nosso derredor no cotidiano de cada um, sempre à procura das benesses e, de levarem vantagens em tudo, sem despenderem nenhum esforço de merecimento Vero.

Na atualidade, ninguém (com honrosas exceções) tem dado algo a alguém, sem esperar ou exigir, reciprocidade com sobra de “juros”.

É essa deficiência comportamental que, por ironia do destino, nos ajuda a analisar as propostas nos dirigidas, pois, sabedores dessa falha deficitária, nos facilita analisar a decomposição da oferta, em todos os seus elementos, à nós oferecidos, separando, dessa forma, o que não nos interesse, deixando as arestas, somente, com quem nos ofereça, como dádiva, porém, no interesse do provedor.

Se, em cada minuto da nossa existência, passarmos a observar e, analisar fidedignamente, Tudo o que nos oferecem, entrando nos detalhe da oferta e, dissecando-a mentalmente, não seremos vítimas incautas de ninguém!

Tais ofertas, à espera de, em troca, se beneficiarem às nossas custas, transcorrem em todos os lugares e momentos, sempre, colhendo em suas malhas (ou garras) os incautos e inábeis! Com isso, aumentando o volume e, os bens materiais dos falsos provedores, nos levando, desde que desatentos e incapazes, à rodas-pé vivencial.

Se estivermos sempre atentos a Tudo a nossa volta, analisando e, esmiuçando os detalhes, que nos forneçam duvidosos, até os crimes serão reduzidos no nosso dia-a-dia.

Apresento, a seguir, em tópicos, o meu modo de entender empírico, todavia, estribado na minha maturidade adquirida, uma forma de nos livrarmos dessa peste a nos avassalar:

—A maioria dos marginais e foras da lei, usam a “lábia” para conquistarem às suas vítimas com promessas de lhes estarem favorecendo algo gratuito! O único modo de se esquivar Deles é não manter o diálogo e, se afastar para longe.

—Evitar querer levar vantagens imerecidas, em qualquer negócio lhe proposto! Lembrem-se: Ninguém dá nada a alguém sem querer lucrar com a dádiva.

—Sem discriminar o estranho, procurar saber detalhes sobre Ele e, o seu comportamento moral e, só então, estabelecer a conversação ou negócios com Ele!

—As Fardas, Uniformes etc. destacam, tão somente, a firma ou função que exercem e, não a pessoa que a usa, portanto, devemos ter cuidados, pois, dentro Delas, pode estar um bandido da pior espécie à espera do incauto, sua futura vítima!

—Evitar pegar “caronas”! Em todos os lugares existe ônibus ou lotações, todavia, se precisar, tome cuidados, pois, as marcas dos carros indicam, somente, os seus fabricantes e, não, os motoristas Deles!

—Devermos evitar os locais de práticas indecorosas e, até, criminais, pois, o Mal é contagiante e, odeia o Bem! Comparecendo a esses antros e, o freqüentando, aos poucos, a sua honra será lapidada ao contrário, ou seja: As arestas do Bem lhe serão surrupiadas e, você, ficará, apenas, com o cerne maculado!

Vou parar por aqui, o assunto é vasto e, precisaria de uma enorme passarela de papéis para inseri-lo.

Termino, pedindo a Todos que, sempre, analisem Tudo que lhes chegue às mãos e ao conhecimento e, só o aceite como útil e verdadeiro após dissecar os seus meandros venham de onde vier!

Sebastião Antônio BARACHO.

conanbaracho@uol.com.br