HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - resumo.

HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

— resumo —

PENÍNSULA IBÉRICA

Era um território rico em minerais e localização privilegiada: próxima da África parte mais ocidental da Europa, Mediterrâneo ao sul e a oeste o Atlântico.

Era habitada por povos primitivos - MEDITERRÂNEOS e CANTABRO -PIRENAICO.

A PENÍNSULA IBÉRICA antes dos ROMANOS:

BASCOS, (IBEROS E CELTAS) = CELTÍBEROS, GREGOS, FENÍCIOS, CARTAGINESES.

Veio a INVASÃO ROMANA no século III a.C. para reter a expansão de CARTAGO e evitar seu domínio do Mar MEDITERRÂNEO. Vieram as GUERRAS PÚNICAS e a ROMANIZAÇÃO, e, com isso, a assimilação da Língua, religião e costumes dos romanos pelos povos primitivos da PENÍNSULA IBÉRICA, criação de escolas, construção de estradas e templos, organização do comércio, serviço militar, pregação do cristianismo.

DIALETAÇÃO DO LATIM - ação dos Substratos Lingüísticos - que se dá quando a Língua de um povo é abandonada em proveito de outra que a ele se impõe pela conquista política.

No século V os ALANOS, SUEVOS, VÂNDALOS, VISIGODOS - povos bárbaros - povos de cultura inferiores a dos peninsulares, submetem-se ao processo de ROMANIZAÇÃO e queda do IMPÉRIO ROMANO na Península Ibérica, quebra de unidade lingüística, supressão de escolas, fim da nobreza romana e o surgimento do ROMANÇO. Novamente a DIALETAÇÃO DO LATIM, os SUPERSTRATOS LINGUÍSTICOS - língua de um povo vencedor quando ele a abandona para adotar a língua do povo vencido.

A PENÍNSULA IBÉRICA é balançada novamente com a INVASÃO DOS ÁRABES no século VIII, e, apesar de culturalmente superiores aos peninsulares, não conseguiram impor sua civilização, devido às extremas oposições de raça, língua - difícil - e religião entre os vencidos e vencedores.

Os HISPANOGODOS, que adotaram os costumes muçulmanos, que se arabizaram eram chamados de MOÇARABES.

Vieram as GUERRAS RELIGIOSAS - cruzadas -, CRISTÃOS CONTRA MOUROS... e novamente, a DIALETAÇÃO DO LATIM - ADISTRATO - Língua que vigora lado a lado com outra, num território e que nela interfere como manancial permanente de empréstimos.

Surge a RECONQUISTA do século VII ao século XIII, formação da frente cristã para expulsar os MOUROS e a presença de fidalgos estrangeiros, resistência CRISTÂ dos REINOS DE LEÃO, CASTELA E ARAGÃO.

As CRUZADAS: rei D. AFONSO VI, católico, de LEÃO e CASTELA.

D.HENRIQUE DE BORGONHA, nobre francês, participante das cruzadas, casa-se com D. TAREJA, filha de D.AFONSO VI, recebe o “CONDATO PORTUCALENSE”.

Obs: os romanos fundaram junto da foz do rio Douro a povoação CALE, ali pagavam o “PORTURIUM” as pessoas e gêneros que passavam da Galícia para a Lusitânia. Então, adicionou-se ao nome CALE a palavra, “PORTUS”, e da junção, surgiu: PORTUCALE.

Século XII.

D. AFONSO HENRIQUES, em 1139, vence a BATALHA DE OURIQUE. INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL. Em 1143, sagra-se primeiro rei de PORTUGAL.

D. AFONSO III, em 1250, expulsa os MOUROS e fixa os limites de PORTUGAL.

Em 1290, D. DINIZ funda a ESCOLA DE DIREITOS GERAIS, (UNIVERSIDADE DE COIMBRA) e torna oficial a LÍNGUA PORTUGESA.

OBS: o Galego foi absolvido pelo Espanhol. Somente os Bascos mantiverem seu idioma.

OBS: Na divisa do Brasil com países que falam os ESPANHOL, temos o PORTUNHOL, mistura de idiomas/línguas/dialetos de fronteira. Nos EUA o ESPANHÊS, mistura do ESPANHOL com o INGLÊS. Daí começam a escrever como se fala surgindo novo idioma/língua/dialeto e com o tempo vai se apagando o falar antigo de ambos os lados ou formando um foco local de pronúncia. Uma nova língua nasce.

Conta-se - naõ sei se uma anedota ou caso verídico - que um brasileiro com o sobrenome de PAIVA foi para os EUA. Então, todos os chamavam de Mr. PEIVA. Ele começou a escrever PEIVA. Veio, então, a pronúncia PIVA. Ele passou a escrever PIVA e o chamaram de Mr. PAIVA falando corretamente o nome dele.

lucasdurand@ig.com.br

FIM.

Lucas Durand
Enviado por Lucas Durand em 22/11/2008
Reeditado em 26/03/2012
Código do texto: T1297448
Classificação de conteúdo: seguro