Goiás x Mato Grosso no Pacaembu

Historicamente sabe-se que as disputas futebolísticas entre as seleções de Goiás e Mato Grosso sempre foram acirradas e aconteciam ora em Goiânia, ora em Cuiabá. Entretanto, houve um jogo entre essas duas seleções, cujo palco fora o estádio do Pacaembu em São Paulo, no dia 09 de novembro de 1.941, em que os goianos ganharam por 2 X 1. Para falar desse evento, recorreu-se à Revista Esporte Ilustrado, que afirma: “Desta feita o Campeonato Brasileiro de Futebol, não se apresentou nos mesmos moldes das vezes anteriores. O interesse das rendas, dos grandes movimentos financeiros, foi o que moveu a transformação do processo, até com que então era disputado o magno torneio nacional. Assim, São Paulo, como a principal fonte de renda do “soccer” de nossa terra teve que hospedar alguns dos nossos irmãos de outros Estados, para aqui disputarem, pela primeira vez o Campeonato Brasileiro e Mato Grosso, enviou a sua representação para bater-se com os goianos. Os goianos graças a sua melhor conduta, pois possuindo uma defesa mais sólida que o adversário pode manter maior segurança em suas linhas que bem entendida pela sua vanguarda, soube também traduzir, em tentos, duas boas oportunidades que lhe deram a vitória. O seu triunfo foi líquido e convincente. Mato Grosso, embora perdedor, como já dissemos, não deixou de impressionar bem. Jogaram bem, mas não foi firme em suas linhas gerais.

Embora os goianos tenha conquistado a vitória sobre os mato-grossenses , não se classificaram para jogar contra os paranaenses, pois incluíram no onze, o centro avante Vavá, que não estava com a sua situação regularizada, pois esse jogador, que foi para Goiás, saindo de Ribeirão Preto, onde atuava no Botafogo local, não levou o seu passe em perfeita ordem. Os mato-grossenses sabedores da situação irregular do jogador protestaram e ganharam a causa, dessa forma candidatando-se para jogar com a seleção do Paraná.

Goiás : Barola; Magalhães e Geraldo Cassimiro; Xaxá, Castorino e Geraldo; Pequetito, Ari , Vavá, Mateba e Edmundo.

Mato Grosso: Zebisco; Curti e Fifí; Orimar, Floriano e Martim, Casemiro, Lázaro, Juca, Vicente e Caneca.”

Informa-se que, excetuando-se o futebol, todas relações entre esses dois estados irmãos foram sempre de respeito mútuo e de grande cordialidade, prova disso é a verdadeira interação existente entre os povos desses dois importantes estados da federação.

Amarú Inti Levoselo
Enviado por Amarú Inti Levoselo em 22/11/2008
Reeditado em 22/11/2008
Código do texto: T1298079
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.