Carta da Terra - ONU, O Facismo do Ecologismo

!!! URGENTE !!!!

Dada a gravidade do acontecimento eu venho colocar o maior post no meu blog desde que o comecei. Muitos reclamam de que eu escrevo posts muito grandes, mas nesse caso não há de ser de outro jeito.

A Carta da Terra é um documento da ONU que conclama oficialmente um facismo absoluto contra qualquer vida inteligênte e desenvolvida na Terra. Quem acha que é papo ecológico bonitinho e holístico não percebe o que realmente está escrito nessa Carta. Que em alguns pontos é BEM explícita nos seus objetivos. Um dos piores é a desmilitarização dos países.

Eu coloco a carta abaixo com os meus comentários. É lamentável que tal Carta não seja divulgada e debatida. Pois ela será imposta através de políticas governamentais aliadas à cúpula da ONU que vai impor o que abaixo está escrito de qualquer maneira.

A única forma de combater essa lenga lenga é a informação! E o DEBATE! Esses que não vão girar sobre a validade ou não da tal Carta, mas sobre o que nela está contido no tipo: Qual melhor prática para isso ou aquilo; Qual melhor maneira de sustentabilidade; etc.

O texto original vai e entre parênteses, perceptivelmente, vão meus comentários. Alertem todos e o máximo de pessoas, pois o que está escrito aí é muito sério!!!

!!! URGENTE !!!!

OBS Pertinente: Expressão não significativa é um tipo de expressão não tem objeto preciso para o que quer dizer. Quando eu digo que vi uma árvore, todos nós sabemos o que é uma árvore. Quando eu digo que a felicidade é desejável, por mais que as pessoas tenham cada uma uma opinião sobre a felicidade, todos nós sabemos o que é, temos o mesmo objeto mental, sobre o qual cada um elabora sua opinião. Quando falamos de "desenvolvimento sustentável" isso não é alguma coisa... não tem objeto que isso se refira, ou seja, é uma expressão vazia, que não mantém concordância com nada real. E por isso mesmo pode abarcar muitos significados ou expressões, que são utilizadas a esmo pelo discurso que for. E por isso tais expressões assim que difundidas no seio da população causam um estrago mental absoluto, pois criaremos um bando de pessoas que falam sobre o nada, um discurso sem referência real, e por isso esse tipo de discurso é utilizado para a manipulação e o controle mental das pessoas.

A CARTA DA TERRA

PREÂMBULO

Estamos diante de um momento crítico na história da Terra (crítico? De que maneira? Qual é a justificativa disso? Crítico uma ova, a Terra vai bem obrigado.), numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro (perigo! “humanidade” aqui é vago e indeterminado, haverá plebiscitos mundiais?). À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil (droga nenhuma, o mundo vai bem obrigado. Quem periga, se perigar; é metade da raça humana que é colocada sistematicamente em miséria absoluta por uns tantos.), o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum (balela, cada pedaço da Terra tem suas prioridades, a China deve se preocupar com as Monções, o Brasil com a Zona de Confluência do Atlântico, e não vejo porque os chineses devem se preocupar com isso, nem os brasileiros com aquilo. Perigo! Conceito de família indeterminado). Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza (perigo! Respeito pela natureza = expressão sem significado preciso), nos direitos humanos universais, na justiça econômica (perigo! Justiça econômica = expressão sem significado preciso) e numa cultura da paz (perigo! Cultura de paz = expressão sem significado preciso). Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações (Para chegar ao propósito de várias coisas indeterminadas devemos o que? No máximo determinar primeiro o foco da questão e acabar com as indeterminações).

Terra, Nosso Lar

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução (perigo! Evolução é um termo dúbio, muito falsificado pelas várias interpretações que pode ter). A Terra, nosso lar, está viva (Terra como ser vivo? Argumento torpe) com uma comunidade de vida única (reduz a diversidade a uma coisa só). As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida (PERIGO! Divinização da Terra, sacralização. Ecologismo de segunda). A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade (sic! “A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade” = expressões sem significado. CUMULO! “Comunidade da vida e do bem-estar”) dependem da preservação de uma biosfera saudável (saudável = conceito humano levado à inorganicidade, horrendo! Não há consenso ainda nem do que é ser saudável em relação à vida humana.) com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo (parcialidade notável. Devemos ressaltar também acidentes naturais como terremotos, maremotos, tsunamis, a emissão de gases tóxicos por vulcões, a extinção natural de espécies, as mudanças climáticas naturais devido à ação solar, etc.). O meio ambiente global (meio ambiente global = expressão sem significado) com seus recursos finitos (vento, movimento das águas, sol, emissão de gases, etc., fontes infinitas de recursos, assim como a reprodução de animais e plantas) é uma preocupação comum de todas as pessoas (ahan! TODAS? Ta bom). A proteção da vitalidade (carece de definição), diversidade e beleza (PERIGOSÍSSIMO! Valor subjetivo humano sem definição e sentido expresso) da Terra é um dever sagrado (perigo!! Sagrado? Sacralização da Terra, divinização do profano).

A Situação Global

Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental (não é padrão de produção, mas a sua quantidade. A qualidade não influi em nada aqui. O consumo não é ruim, mas sim o lixo que cria), redução dos recursos e uma massiva extinção de espécies (existem pesquisas sérias que comprovem que espécies desaparecem por causa da ação humana, ou o desaparecimento de qualquer espécie naturalmente é contado como malefício humano?). Comunidades estão sendo arruinadas (isso não tem nada a ver com a Terra, mas sim com escolhas e políticas defendidas pela mesma instituição que vos apresenta essa carta). Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo divididos eqüitativamente e o fosso entre ricos e pobres está aumentando (interessante questão proposta pela mesma instituição que é regida pelos ricos). A injustiça, a pobreza, a ignorância e os conflitos violentos têm aumentado e são causa de grande sofrimento (PERIGO! Sofrimento atualmente é gerados de direitos, coisa torpe). O crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregado os sistemas ecológico e social (PERIGO! Controle de população à vista...). As bases da segurança global (segurança global = expressão sem significado) estão ameaçadas. Essas tendências (tendência = expressão sem foco, indeterminada // não são tendências, mas fatos, aqui posta como coisa que necessariamente “vai” continuar.) são perigosas, mas não inevitáveis.

Desafios Para o Futuro

A escolha é nossa (retórica barata, inclui o leitor no meio do discurso difuso): formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros (PERIGO! Governo Mundial à vista, e ninguém vai cuidar de ninguém. ELES vão cuidar de tudo do jeito que quiserem), ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida (me parece preferível a destruição com liberdade que a manutenção na prisão). São necessárias mudanças fundamentais dos nossos valores (PERIGO!), instituições (PERIGO!) e modos de vida (PERIGO!) (PERIGO!). Devemos entender que, quando as necessidades básicas forem atingidas (atingidas? Ou suprimidas? Acho que nós já atingimos as necessidades básicas, e cada vez atingimos mais), o desenvolvimento humano será primariamente voltado a ser mais (sic ao quadrado), não a ter mais (PERIGO! Idade Média à vista). Temos o conhecimento e a tecnologia necessários para abastecer a todos e reduzir nossos impactos ao meio ambiente (Cabe ressaltar que não é de agora isso, mas desde sempre...). O surgimento de uma sociedade civil global (PERIGO! Governo Mundial à vista) está criando novas oportunidades para construir um mundo democrático (democracia deles... prestar atenção!) e humano (PERIGO! Humano = carece de significado).

Nossos desafios ambientais, econômicos, políticos, sociais e espirituais estão interligados (controle puro e retórico em defesa do controle das opções individuais, carece de significado preciso em “desafios ambientais”, “sociais” e “espirituais”), e juntos podemos forjar soluções includentes (includente = expressão demagógica da hora, carece TOTALMENTE de significado).

Responsabilidade Universal

Para realizar estas aspirações (horrível! Ninguém realiza aspiração alguma, terminamos com elas... quando alguém que aspira a ser rico fica rico ele termina sua aspiração), devemos decidir viver com um sentido de responsabilidade universal (perigo! “sentido de responsabilidade universal = expressão não significativa), identificando-nos com toda a comunidade terrestre bem como com nossa comunidade local (só se conseguirmos ao mesmo tempo nos sentirmos separados e juntos, pois ou identifica-se com a comunidade terrestre ou com a nossa comunidade local, os dois é meio difícil). Somos, ao mesmo tempo, cidadãos de nações diferentes e de um mundo no qual a dimensão local e global estão ligadas (confusão clara entre separação e distinção). Cada um compartilha da responsabilidade pelo presente e pelo futuro, pelo bem-estar da família humana (arg! Família humana? Sic!) e de todo o mundo dos seres vivos (inclusive ratos, baratas, percevejos, morcegos vampiros, barbeiros, vírus diversos etc.). O espírito de solidariedade humana (perigo! “espírito de solidariedade humana” = expressão não significativa) e de parentesco com toda a vida (acaba-se com a definição de parente. Se temos parentesco com tudo, o próprio termo se extingue) é fortalecido quando vivemos com reverência o mistério da existência (ahuahuahu, “vivemos com reverência o mistério da existência” isso aqui é bobagem new age das mais ridículas), com gratidão pelo dom da vida (quem é grato é grato a alguém por alguma coisa. Mais uma vez Divinização da Terra), e com humildade considerando em relação ao lugar que ocupa o ser humano na natureza (de animal superior? Sic!).

Necessitamos com urgência de uma visão compartilhada de valores básicos (DESVALORIZAÇÃO total) para proporcionar um fundamento ético (querer tirar do exame individual para dar chance à dominação torpe de cima: DELES) à comunidade mundial emergente (perigo! Comunidade mundial emergente = expressão sem significado). Portanto, juntos na esperança (esperança é querer sem: poder, ter, gozar), afirmamos (afirmamos uma ova!) os seguintes princípios, todos interdependentes (interdependentes = não significativo // não diferencia sobre quem tem mais e quem tem menos, um escravo e seu dono são interdependentes), visando um modo de vida sustentável como critério comum (erigir uma carta para a humanidade com linguajar ecologista de segunda é ser medíocre desde o começo), através dos quais a conduta de todos os indivíduos, organizações, empresas, governos, e instituições transnacionais será guiada e avaliada (após TODAS essas observações só podemos concluir que quem guiará e avaliará tudo, na mais alta indeterminação e confusão será o Governo Mundial proposto já nessa introdução).

PRINCÍPIOS

I. RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE DA VIDA

1. Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade.

a. Reconhecer que todos os seres são interligados (perigo! interligados = expressão sem significado preciso) e cada forma de vida tem valor (inclusive os vírus destrutivos), independentemente de sua utilidade para os seres humanos (perigo! utilidade = expressão sem significado preciso).

b. Afirmar a fé (perigo! fé = expressão desvirtuada, linguajar torto, sem objetivo e deslocado do sentido original // fé é algo que alguém possui // mas a fé só acontece quando o objeto de fé não pode ser alcançado) na dignidade (perigo! dignidade = expressão sem significado preciso) inerente de todos os seres humanos (perigo! Qual a base da dignidade?) e no potencial (perigo! Potencial é de cada pessoa, a humanidade em si não tem nenhum potencial) intelectual, artístico, ético e espiritual da humanidade.

2. Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor.

a. Aceitar (perigo! IMPOSIÇÃO // relega ao texto a reflexão individual independente) que, com o direito de possuir, administrar e usar os recursos naturais (perigo! Direito = esfera jurídica e não natural) vem o dever (perigo! Dever já existe só não é cumprido) de impedir o dano causado ao meio ambiente e de proteger os direitos das pessoas.

b. Assumir que o aumento da liberdade, dos conhecimentos e do poder implica responsabilidade na promoção do bem comum (perigo! Relativismo, se algo é conquistado deve ser partilhado por todos, COMUNISMO!).

3. Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas. (perigo! “justas”, “participativas”, “sustentáveis e “pacíficas” = expressões sem significado preciso)

a. Assegurar (perigo! Quem vai assegurar?? GOVERNO MUNDIAL!) que as comunidades em todos níveis garantam os direitos humanos (perigo! Direito humanos revistos pelo ecologismo chinfrin de segunda?) e as liberdades fundamentais (perigo! Liberdades fundamentais = expressão sem significado preciso) e proporcionem a cada um a oportunidade de realizar seu pleno potencial (perigo! Realizar o pleno potencial = expressão sem significado preciso).

b. Promover a justiça econômica e social (perigo! Justiça de quem? Promulgada por quem?), propiciando a todos a consecução de uma subsistência significativa (perigo! Subsistência significativa = expressão sem significado preciso) e segura, que seja ecologicamente responsável (perigo! Ecologicamente responsável = expressão sem significado preciso).

4. Garantir as dádivas (perigo! dádivas = expressão sem significado preciso) e a beleza (perigo! beleza = expressão sem significado preciso // valor subjetivo humano e diverso) da Terra para as atuais e as futuras gerações.

a. Reconhecer que a liberdade de ação de cada geração é condicionada pelas necessidades das gerações futuras (perigo! Primeiro passo para cercear a liberdade individual presente!).

b. Transmitir às futuras gerações valores, tradições e instituições que apóiem, em longo prazo, a prosperidade das comunidades humanas e ecológicas da Terra. (perigo! Propagar indefinidamente esse ecologismo idiota para que as liberdades possam sempre ser retiradas!)

Para poder cumprir estes quatro amplos compromissos, é necessário:

II. INTEGRIDADE ECOLÓGICA

(perigo! Integridade ecológica = expressão não significativa)

5. Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra (perigo! Integridade ecológica = expressão não significativa // resta saber restaurar para que ponto! Qual será o “idela” de restauração? Tem cara de política sem foco determinado e por isso eternamente reivindicável.) , com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida (perigo! “processos natuais que sustentam a vida” = respiração, oxigenação?).

a. Adotar planos e regulamentações de desenvolvimento sustentável (perigo! Abre caminho para regular qualquer coisa em nome do “desenvolvimento sustentável” que é uma expressão não significativa) em todos os níveis que façam com que a conservação ambiental e a reabilitação sejam parte integral de todas as iniciativas de desenvolvimento (perigo! Reduzir o processo da vida humana a uma busca incensata do ideal ecologista).

b. Estabelecer e proteger as reservas (perigo! As reservas = expressão indeterminada // pode ser qualquer coisa) com uma natureza viável e da biosfera, incluindo terras selvagens (perigo! Terras selvagens = expressão não significativa) e áreas marinhas, para proteger os sistemas de sustento à vida da Terra (perigo! Perigo de colocar a Terra acima do ser humano e consequentemente dizer que a vida de uma baleia, de um ornitorrinco ou de um pinheiro vale tanto, ou mais, que uma vida humana), manter a biodiversidade e preservar nossa herança natural (perigo! Herança natural = expressão não significativa).

c. Promover a recuperação de espécies e ecossistemas ameaçadas. (perigo! Recuperação até onde? Isso pode ir ao infinito.)

d. Controlar e erradicar organismos não-nativos (perigo! Busca de um ascetismo surreal.) ou modificados geneticamente que causem dano às espécies nativas (perigo! Antes o discurso se fazia da Terra como uma família e agora diz-se que deve-se priorizar as particularidades em termos dúbios, como se espécies não migrem ou não troquem de habitat ao longo da sua progressão.), ao meio ambiente, e prevenir a introdução desses organismos daninhos (PERIGO MÁXIMO! Daninho = mal = valor subjetivo que pode ser aplicado a qualquer coisa).

e. Manejar o uso de recursos renováveis como água, solo, produtos florestais e vida marinha de forma que não excedam as taxas de regeneração e que protejam a sanidade dos ecossistemas. (perigo! Sanidade dos ecossistemas = expressão não significativa // “taxa de regeneração = sem definição precisa)

f. Manejar a extração e o uso de recursos não-renováveis, como minerais e combustíveis fósseis de forma que diminuam a exaustão e não causem dano ambiental grave (perigo! Causar dano ambiental é ambíguo, e diminuir a exaustão é ininteligível).

6. Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental (perigo! Dano ao ambiente = expressão não significativa) e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução (perigo! Abre precedente para precaução à qualquer coisa, já que os conhecimentos são sempre limitados).

a. Orientar ações para evitar a possibilidade de sérios ou irreversíveis danos ambientais mesmo quando a informação científica for incompleta ou não conclusiva. (perigo! “Evitar a possibilidade” é muito vago e abrangente, sem significação. // “mesmo quando a informação científica for incompleta ou não conclusiva” abre precedente para ação em qualquer âmbito sobre qualquer coisa.)

b. Impor o ônus da prova àqueles que afirmarem que a atividade proposta não causará dano significativo (perigo! Impossível se provar algo antes de ser feito e concluído) e fazer com que os grupos sejam responsabilizados pelo dano ambiental. (perigo! Dano ambiental = expressão não significativa // abre precedente para acusar e responsabilizar qualquer um sobre qualquer coisa.)

c. Garantir que a decisão a ser tomada se oriente pelas conseqüências humanas globais (perigo! Garantir que as decisões sejam tomadas no âmbito global ou seja GOVERNO MUNDIAL), cumulativas, de longo prazo, indiretas e de longo alcance. (perigo! A própria natureza de longo prazo, indireta e de longo alcance mostra a impossibilidade de prever ou saber, podendo ser aplicada a qualquer ação que seja)

d. Impedir a poluição de qualquer parte do meio ambiente (perigo! Tarefa impossível, fezes e urina são poluição ao meio ambiente) e não permitir o aumento de substâncias radioativas, tóxicas ou outras substâncias perigosas (perigo! “outras substâncias perigosas” abre precedente para controle de qualquer substância em qualquer lugar, o conceito de “perigoso” é relativo).

e. Evitar que atividades militares causem dano ao meio ambiente. (PERIGOSÍSSIMO – Acabar com as forças militares dos países, um tanque passando por um pasto pode ser um “dano ao meio ambiente” // cláusula altamente perigosa!)

7. Adotar padrões (perigo! CONTROLE SOCIAL) de produção, consumo e reprodução (perigo! “reprodução” = políticas de redução de população, controle de natalidade, diminuição de pessoas // matéria pode ser focada relativamente e de acordo com o que for, através de qualquer critério) que protejam as capacidades regenerativas da Terra (perigo! Capacidade essa não colocada pela Terra, mas por quem quer impor essa cláusula, pois nunca sabemos a capacidade regenerativa da Terra, e nunca há um limite para isso) , os direitos humanos e o bem-estar comunitário (perigo! “bem-estar comunitário” aqui pode ser colocado acima do ser humano e de seus direitos).

a. Reduzir (perigo! Diminuir a capacidade de geração humana = reduzir população), reutilizar e reciclar materiais usados nos sistemas de produção e consumo e garantir que os resíduos possam ser assimilados pelos sistemas ecológicos (aqui o conceito é muito engraçado, poluir o meio ambiente não pode, mas que materiais possam ser “assimilados” pelos sistemas ecológicos é possível? Isso pode causar dano a longo prazo, logo pela própria regra ta furado).

b. Atuar com restrição e eficiência no uso de energia (perigo! Garantir que a energia seja “boa” quando desejado e “ruim” quando desejado também) e recorrer cada vez mais aos recursos energéticos renováveis, como a energia solar e do vento. (não informa que esses recursos no máximo garantem uma parcela reduzidíssima da energia que precisamos, fundir metal, por exemplo, nunca vai ser conseguido com energia solar nem eólica, nem, tampouco uma casa consegue se manter somente com essas energias)

c. Promover o desenvolvimento, a adoção e a transferência eqüitativa de tecnologias ambientais saudáveis. (perigo! Tecnologia ambiental saudável = expressão não significativa // transferência equitativa, abre precedente para qualquer coisa pois não diz se é, por exemplo, qualitativa ou quantitativa)

d. Incluir totalmente os custos ambientais e sociais de bens e serviços no preço de venda (perigo! Custos ambientais e sociais são definições ridículas e esses custos seriam dados por especialistas ecochatos mancomunados) e habilitar os consumidores a identificar produtos que satisfaçam as mais altas normas sociais e ambientais. (perigo! CONTROLE SOCIAL MENTAL)

e. Garantir acesso universal à assistência de saúde que fomente a saúde reprodutiva e a reprodução responsável. (perigo! “saúde reprodutiva” e “reproduçãoresponsável” = expressões não significativas // PERIGO temos sempre que lembrar da Lei do 1 Filho da China // Esse tipo de controle é real e perigoso)

f. Adotar estilos de vida (perigo! CONTROLE SOCIAL) que acentuem a qualidade de vida e subsistência material num mundo finito. (perigo! “subsistência material num mundo finito” // quem determinará o limite disso? Cheia a controle global.)

8. Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica (perigo! Designar a ciência em prol do ecologismo divinizado, mui perigoso) e promover a troca aberta e a ampla aplicação do conhecimento adquirido. (perigo! Relegar a ciência ao pragmatismo ecochato)

a. Apoiar a cooperação científica e técnica internacional relacionada a sustentabilidade (perigo! sustentabilidade = expressão não significativa), com especial atenção às necessidades das nações em desenvolvimento. (perigo! Aqui não significa ajuda, mas controle! Imposições, políticas e tarefas que se imporão à esses países)

b. Reconhecer e preservar os conhecimentos tradicionais (perigo! Conhecimentos tradicionais = expressão não significativa) e a (perigo! Sabedoria espiritual = expressão new age safada) sabedoria espiritual em todas as culturas que contribuam para a proteção ambiental (PERIGO!! UTILITARISMO GROSSO!) e o bem-estar humano (sic!).

c. Garantir que informações de vital importância para a saúde humana e para a proteção ambiental, incluindo informação genética, estejam disponíveis ao domínio público. (AHAN!! OK, vamos acreditar nisso sim. Isso cheia a controle de mídia, empresas etc. Não haverá mais patentes? // término da pesquisa séria)

III. JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA

(perigo! Justiça Social e Econômica = expressão não significativa // justiça = igualdade? Dar igualdade para desiguais por natureza não é possível)

9. Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental. (perigo! Probreza = expressão não significativa // cada região do mundo a pobreza é relativa ao ganho médio das populações // Pobreza então pode ser qualquer coisa que se queira)

a. Garantir o direito à água potável, ao ar puro (???), à segurança alimentar (perigo! Segurança alimentar = expressão não significativa), aos solos não-contaminados, ao abrigo e saneamento seguro (perigo! Saneamento segunro = expressão não significativa) , distribuindo os recursos nacionais e internacionais requeridos. (perigo! “Distribuir recursos” = COMUNISMO)

b. Prover cada ser humano de educação e recursos para assegurar uma subsistência sustentável (perigo! Subsistência sustentável = expressão não significativa), e proporcionar seguro social e segurança coletiva a todos aqueles que não são capazes de manter-se por conta própria. (perigo! PATERNALISMO EXPLÍCITO // abre precedente parar relativização das capacidades // Controle social através da entrega de dinheiro)

c. Reconhecer os ignorados (HILÁRIO) , proteger os vulneráveis (perigo! vulneráveis = expressão não significativa) , servir àqueles que sofrem (perigo! Sofrimento não é garantia de direitos e privilégios!!! Não pode ser nunca, cria-se o “coitadismo”, a “segregação” e uma penca de gente reivindicante), e permitir-lhes desenvolver suas capacidades e alcançar suas aspirações. (PATERNALISMO!!! Se alguém não consegue alcançar suas aspirações [por mais loucas que sejam] pode reivindicar privilégio pelo sofrimento caudado // SEMPRE haverá brechas para isso)

10. Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma eqüitativa e sustentável. (perigo! Forma equitativa e sustentável = expressão não significativa)

a. Promover a distribuição eqüitativa da riqueza dentro das e entre as nações. (perigo! GOVERNO MUNDIAL)

b. Incrementar os recursos intelectuais (perigo! Incrementar os recursos intelectuais = expressão não significativa) , financeiros, técnicos e sociais das nações em desenvolvimento e isentá-las de dívidas internacionais onerosas. (intuito é bom, mas “oneroso” é relativo e pode ser contestado)

c. Garantir que todas as transações comerciais apóiem o uso de recursos sustentáveis (perigo! CONTROLE // transação comercial não tem nada a ver com recursos sustentáveis) , a proteção ambiental e normas trabalhistas progressistas. (perigo! Normas trabalhistas progressistas = expressão não significativa)

d. Exigir (perigo! CONTROLE // GOVERNO MUNDIAL) que corporações multinacionais e organizações financeiras internacionais atuem com transparência em benefício do bem comum e responsabilizá-las pelas conseqüências de suas atividades. (perigo! Mas isso não era pra existir hoje?? Isso é preciso repetir?)

11. Afirmar a igualdade e a eqüidade de gênero (perigo! Igualdade para desiguais // por definição homem é diferente de mulher, logo desigual // Proposta ridícula // PERIGO = fomento da homossexualidade) como pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável (não há parâmetro para dizer que a igualdade entre homem e mulher é pré-requisito para um “desenvolvimento sustentável” que é uma expressão não significativa) e assegurar o acesso universal à educação, assistência de saúde e às oportunidades econômicas. (perigo! Oportunidades econômicas = expressão não significativa)

a. Assegurar os direitos humanos das mulheres e das meninas e acabar com toda violência contra elas. (perigo! DISCRIMINAÇÃO // como se só homens batessem em mulheres // pais em filhas etc.)

b. Promover a participação ativa das mulheres (perigo! A participação deve ser por mérito e não por direito imposto) em todos os aspectos da vida econômica, política, civil, social e cultural como parceiras plenas e paritárias, tomadoras de decisão, líderes e beneficiárias.

c. Fortalecer as famílias e garantir a segurança e a educação amorosa de todos os membros da família. (perigo! Educação amorosa = expressão não significativa)

12. Defender, sem discriminação (Já discriminou acima), os direitos de todas as pessoas a um ambiente natural (perigo! Ambiente natural = expressão não significativa) e social, capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde corporal e o bem-estar espiritual (perigo! Bem-estar espiritual concerne ao indivíduo, nunca poderá ser imposto por normas nem direitos) , concedendo especial atenção aos direitos dos povos indígenas e minorias. (PERIGO MÁXIMO = DISCRIMINAÇÃO MÁXIMA // Abre precedentes enormes e infinitos para qualquer coisa)

a. Eliminar a discriminação em todas suas formas (então já começou mal!) , como as baseadas em raça, cor, gênero, orientação sexual, religião, idioma e origem nacional, étnica ou social. (sic!)

b. Afirmar o direito dos povos indígenas (contradiz o artigo acima! Inacreditável!) à sua espiritualidade, conhecimentos, terras e recursos, assim como às suas práticas relacionadas a formas sustentáveis de vida. (idealização de estado de um povo!!! Não existe isso!)

c. Honrar e apoiar os jovens das nossas comunidades, habilitando-os a cumprir seu papel essencial (“seu papel essencial” = como se existisse algum definido) na criação de sociedades sustentáveis. (perigo! “sociedades sustentáveis” = expressão não significativa)

d. Proteger e restaurar lugares notáveis pelo significado cultural e espiritual. (perigo! Significado cultural e espiritual para quem carapálida?)

IV. DEMOCRACIA, NÃO VIOLÊNCIA E PAZ

13. Fortalecer as instituições democráticas em todos os níveis e proporcionar-lhes transparência e prestação de contas no exercício do governo (perigo! CONTROLE!! Quem vai controlar isso? = GOVERNO MUNDIAL) , participação inclusiva (perigo! Participação inclusiva = expressão não significativa) na tomada de decisões, e acesso à justiça.

a. Defender o direito de todas as pessoas no sentido de receber informação clara (perigo! Informação clara = expressão não significativa) e oportuna sobre assuntos ambientais (perigo! Só assuntos ambientais??) e todos os planos de desenvolvimento e atividades que poderiam afetá-las ou nos quais tenham interesse. (perigo! CONTROLE // informação é o mais perigoso controle)

b. Apoiar sociedades civis locais, regionais e globais (perigo! Sociedade civil mundial = GOVERNO MUNDIAL) e promover a participação significativa de todos os indivíduos e organizações na tomada de decisões. (perigo! Participação significativa de todos os invidíduos = expressão não significativa)

c. Proteger os direitos à liberdade de opinião (perigo! Proteger a liberdade com o que?) , de expressão, de assembléia pacífica, de associação e de oposição. (perigo! Só não diz como que isso será feito, nem em que proporção)

d. Instituir o acesso efetivo e eficiente a procedimentos administrativos e judiciais independentes (perigo! Procedimentos administrativos e judiciais independentes // problemático!! Não é definido, pode ser qualquer coisa, inclusive acabar com os governos dos Estados), incluindo retificação e compensação por danos ambientais e pela ameaça de tais danos. (perigo! Controle global = GOVERNO MUNDIAL)

e. Eliminar a corrupção em todas as instituições públicas e privadas. (AHAN!!)

f. Fortalecer as comunidades locais (perigo! Substituir governos por comunidades sob o julgo do governo mundial), habilitando-as a cuidar dos seus próprios ambientes, e atribuir responsabilidades ambientais aos níveis governamentais onde possam ser cumpridas mais efetivamente. (perigo! Tudo gira em torno do ambiente! Isso é ridículo)

14. Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável. (perigo! Tudo gira em torno do ambiente // UTILITARISMO)

a. Oferecer a todos, especialmente a crianças e jovens, oportunidades educativas que lhes permitam contribuir ativamente para o desenvolvimento sustentável. (perigo! Criar um exército de ecochatos, redução da vida ao leimotiv ecológico)

b. Promover a contribuição das artes e humanidades, assim como das ciências, na educação para sustentabilidade. (UTILITARISMO!! A verdade só serve pelo propósito?)

c. Intensificar o papel dos meios de comunicação de massa no sentido de aumentar a sensibilização para os desafios ecológicos e sociais. (CONTROLE e CENSURA! // tudo tem que girar em torno do meio ambiente)

d. Reconhecer a importância da educação moral e espiritual para uma subsistência sustentável. (perigo! Moral ecochato e espirito ecochato???)

15. Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração. (perigo! Respeito e consideração = expressões não significativas)

a. Impedir crueldades aos animais mantidos em sociedades humanas e protegê-los de sofrimentos. (perigo! Proteger animais do sofrimento = expressão não significativa)

b. Proteger animais selvagens de métodos de caça, armadilhas e pesca que causem sofrimento extremo, prolongado ou evitável. (perigo! Ignorar culturas de pesca, caça etc. Impossível de ser feito sem prejudicar culturas ao máximo)

c. Evitar ou eliminar ao máximo possível a captura ou destruição de espécies não visadas. (perigo! Espécies não visadas = expressão não significativa)

16. Promover uma cultura (perigo! Como se cultura não fosse uma manifestação expontânea de uma comunidade humana...) de tolerância, não violência e paz.

a. Estimular e apoiar o entendimento mútuo, a solidariedade e a cooperação entre todas as pessoas, dentro das e entre as nações. (perigo! Subentende um meio de controle acima das nações)

b. Implementar estratégias amplas para prevenir conflitos violentos e usar a colaboração na resolução de problemas para manejar e resolver conflitos ambientais (perigo! Espécies não visadas = expressão não significativa) e outras disputas.

c. Desmilitarizar os sistemas de segurança nacional (PERIGO!!! O único exército vai ser o do governo global // dito com TODAS as letras) até chegar ao nível de uma postura não-provocativa da defesa e converter os recursos militares em propósitos pacíficos, incluindo restauração ecológica. (perigo! Transformar todos em ecochatos indefesos)

d. Eliminar armas nucleares, biológicas e tóxicas e outras armas de destruição em massa. (perigo! Acabar com qualquer tipo de defesa regional)

e. Assegurar que o uso do espaço orbital e cósmico mantenha a proteção ambiental e a paz. (perigo! Existe meio ambiente no espaço? O que tem a ver o espaço com paz?)

f. Reconhecer que a paz é a plenitude criada por relações corretas consigo mesmo, com outras pessoas, outras culturas, outras vidas, com a Terra e com a totalidade maior da qual somos parte. (perigo! Reconhecer?? Como se reconhecer fosse agir de acordo, e concordar. Isso seria colocar esse preceito idiota acima de qualquer outra manifestação cultural. A prática democrática não significa acabar com tensões contrárias, mas conviver com elas.”relações corretas” = expressão altamente não significativa)

O CAMINHO ADIANTE

Como nunca antes na história, o destino comum nos conclama a buscar um novo começo (Novo começo para quem? Pra que?) . Tal renovação é a promessa dos princípios da Carta da Terra (os mais descarados do mundo, de magnitude mais disforme e de controle). Para cumprir esta promessa, temos que nos comprometer a adotar e promover os valores e objetivos da Carta (a carta não deixa claro nenhum valor, mas muitos objetivos escusos de cunho centralizador, do fim da liberdade, do fim da segurança, de modos de vida comuns etc.).

Isto requer uma mudança na mente e no coração (mudança forçada e imposta, mudança para uma mentalidade deformada em busca de um ecologismo insensato) . Requer um novo sentido de interdependência global e de responsabilidade universal (quem vai garantir a responsabilidade universal vai garantir que a independência global não será tão livre assim, das duas uma). Devemos desenvolver e aplicar com imaginação (sic) a visão de um modo de vida sustentável aos níveis local, nacional, regional e global (ou seja, qual nível é priorizado? Antes o Global que o regional? Que o nacional? // e o que seria essa priorização?). Nossa diversidade cultural é uma herança preciosa, e diferentes culturas encontrarão suas próprias e distintas formas de realizar esta visão (lógico, desde que submetidas ao ecochatismo da ONU! E as culturas “encontrarão” ta mais para “nós vamos encontrar para elas”). Devemos aprofundar expandir o diálogo global gerado pela Carta da Terra (não era nem para ser proposta seriamente essa porcaria ecofacista!), porque temos muito que aprender a partir da busca iminente e conjunta por verdade e sabedoria. (verdade e sabedorias desde que seja para manter o meio ambiente, desenvolver um crescimento sustentável, e outras formas do utilitarismo mais torpe do planeta)

A vida muitas vezes envolve tensões entre valores importantes (muitas vezes vírgula, o tempo inteiro). Isto pode significar escolhas difíceis. Porém, necessitamos encontrar caminhos para harmonizar a diversidade com a unidade (esse papinho de diversidade na unidade tem até no documento O Socialismo Petista), o exercício da liberdade com o bem comum, objetivos de curto prazo com metas de longo prazo (contradição, objetivo de curto prazo com meta de longo prazo serve pra muita coisa e entra em conflito com o próprio interesse) . Todo indivíduo, família, organização e comunidade têm um papel vital a desempenhar (perigo! Papinho fascista descarado). As artes, as ciências, as religiões, as instituições educativas, os meios de comunicação, as empresas, as organizações não-governamentais e os governos são todos chamados a oferecer uma liderança criativa (perigo! Liderança criativa = expressão não significativa). A parceria entre governo, sociedade civil e empresas é essencial para uma governabilidade efetiva. (perigo! Governabilidade efetiva = expressão não significativa)

Para construir uma comunidade global sustentável, as nações do mundo devem renovar seu compromisso com as Nações Unidas (perigo! CONTROLE // GOVERNO MUNDIAL) , cumprir com suas obrigações respeitando os acordos internacionais existentes e apoiar a implementação dos princípios da Carta da Terra (então os países devem concordar sem questionar? Quem questiona a Carta da Terra vai ser tachado de intransigente, poluidor, anti espírito da sabedoria holística ecochata, etc.) com um instrumento internacional legalmente unificador quanto ao ambiente e ao desenvolvimento (PERIGO!!! Instrumento internacional legalmente unificador??? Quantas formas diferentes eles vão arrumar pra tentar dizer GOVERNO MUNDIAL?) .

Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida (perigo! Reverência face à vida = expressão não significativa) , pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade (sic), a intensificação da luta pela justiça e pela paz, e a alegre celebração da vida (perigo! Alegre celebração da vida??? Não tinha modo mais ridículo de terminar...).