UM ESTUDO: O SONHO DA CASA PROPRIA

Resumo:

Este meu artigo, retrata a realidade que vivo, mas não é apenas eu, milhares de pessoas vivem a mesma situação, nesse trabalho reflexivo, chamo a atenção para a questão da infra estrutura familiar, a necessidade de uma família de ter uma casa pra morar, a necessidade das famílias de manter o sonho vivo, é preciso ter esperança. Encerrando deixo uma ponta de esperança para políticos brasileiros contando como se sente uma família que compra uma casa e que tem acesso a uma educação, estas são famílias que acreditam que um ano que passa não é simplesmente um ano que passou, mas é uma conquista a mais nas prestações pagas da casa própria e mais uma não de faculdade conquistado.

Abstrac

This my article, portraies the reality that alive, but is not only I, thousand of people lives the same situation, in this reflective work, calls the attention for the question the infra familiar structure, the necessity of a family to have a house pra to live, the necessity of the families to keep the alive dream, is necessary to have hope. Locking up I leave a tip of hope for Brazilian politicians counting as if a family feels who purchase one marries and that it has access to an education, these is families who believe that one year that passes it is not simply one year that passed, but is a conquest more in the paid installments of the proper house and plus not of college conquered.t:

UM ESTUDO: O SONHO DA CASA PRÓPRIA

Quatro anos se passaram, durante esse tempo fui um guerreiro, batalhei com muita vontade e acreditei que um dia as coisas fossem mudar, quatro anos de luta, empenho e dedicação, esperança em uma vida melhor, no entanto, posso perceber o quanto a vida é ingrata.

No primeiro momento parecia ser possível, deixar uma vida sofrida cheia de tristeza e transformar em uma vida alegre e cheia de esperança, o sonho ainda não acabou diria o poeta, mas mesmo assim o sonho não foi realizado.

Ter uma casa, um carro, ver no final de cada ano, algo que eu pudesse dizer, o ano foi prospero, que nada outra vez veja que mais um final de ano acontece, e outra vez termina do mesmo jeito que começou, me pergunto, o que foi que consegui acumular durante 2008? Será que posso dizer que foi um bom ano? Não sei, talvez deva levar em consideração meu estado de saúde, mas será que isso não seria comodismo?

Se Tenho dois filhos que moram comigo, me sinto feliz por isso, mas onde está a justiça? Se trabalhei tanto porque não tenho uma casa para eu e meus dois filhos morarem? É mais tenho que agradecer a Deus por ter meus filhos comigo, essa é a justiça que tanto se espera? Se os filhos estão comigo não posso ter uma casa?

Estou triste, as vezes choro, as vezes acredito que lutar contra o destino é o que vivo a fazer, será que tenho que passar toda a vida sem saber o que é ter um teto para morar? Tenho 39 anos, adoro estudar, meu sonho é ter uma casa e na verdade esse sonho continua sendo “sonho”.

Quando fico nervoso, por sentir a exploração que acontece no dia a dia no meu local de trabalho, as vezes não sou compreendido, não é fácil saber que luto, luto todos os dias e saber que está finalizando mais um ano e eu novamente fecho o ano sem progredir... é difícil, nesse momento choro, mas as lagrimas que correm no meu rosto me proporciona a possibilidade de tirar a tristeza que está dentro do meu coração.

As palavras são meu conforto, meus filhos me dão forças para continuar mais um ano, ano este que eu não sei se será melhor ou pior, ou se tudo continuará como está, porque não sei porque, mas a luta continua e a solidão parece que quer acabar comigo, mesmo assim eu luto, com esperança que 2009 seja melhor, mas os meus sonhos continua sendo o sonho da casa própria, sonho este que se alastra por tantos anos sem que eu consiga esta realização.

Quando me esforço trabalhando duro, acredito que alguém possa reconhecer meu esforço e me dar uma oportunidade de realizar meu sonho, mas depois me deparo com uma nova decepção, faço meu dever e funções que nem são minhas, na esperança da realização profissional, mesmo assim me decepciono com a exploração exercida pelas pessoas que estão à frente do meu trabalho.

Às vezes acontece comigo, ajudando meus superiores, sou chamado a atenção no lugar deles, o pior que no serviço público ninguém manda em ninguém, e eles que se acham gestores do dinheiro do povo continua fazendo graça com o nosso trabalho, nós trabalhamos, eles acham que o mérito é deles, o pior é que são eles que levam o mérito pelo esforço que faço, na esperança de um dia conseguir a minha casa própria.

Eu sei o quanto é complicado para uma administração pública ajudar famílias de baixa renda adquirir suas casas próprias, mas é preciso de empenho, funcionários dos mais variados sonham, acredita que um dia vai realizar este sonho, meu objetivo é realizar este sonho, mas reconheço que está sendo difícil manter as esperanças.

Muitas famílias brasileiras têm o mesmo sonho que o meu, é difícil saber que trabalho, que dedico o tempo todo à minha profissão, e mesmo assim continuo morando de aluguel.

Às vezes pessoas que nunca passaram por necessidades, nasceram com certa estabilidade financeira, não percebem a importância que tem ter um local, onde ao cair da tarde, possa encostar na parede e dizer, aqui estou eu novamente em minha casa, descansar para mais um dia de trabalho no amanha que virá.

Procuro chamar a atenção para a minha capacidade, tenho feito isto para conseguir a realização profissional, não piso em meus colegas, pelo contrário ajudo sempre que posso, já sacrifiquei meus horários de trabalho para ajudar meus colegas de trabalho.

Talvez preciso mudar, ajudar parece que nem sempre é bom, não sei até onde vai essa decepção que estou sentido, tenho um bom coração, me sinto bem ajudando as pessoas... Ao pensar em ser diferente não me vejo em outra pessoa.

Tive à frente de pessoas que não sei por que me magoou muito, no momento que mais dedicava, que contribuía para as atividades da secretaria que eu trabalho, fui chamado atenção por algo que não é da minha responsabilidade... Fiquei triste pois gostava muito dessa pessoa, hoje vi quanta falsidade tem por traz do ser humano, mas pretendo continuar sendo eu mesmo, pois do contrário não seria eu.

Minha sensibilidade está sempre à flor da pele, romântico reprimido, sonhador compulsivo. Choro por qualquer coisa, fico horas observando estrelas, sonhando com minha casa, com meus filhos estudando, com uma vida melhor digo, uma vida digna.

Chego em casa para almoçar as 11:00hs. E inicio os trabalhos para fazer o almoço enquanto minha filha chega para ajudar, almoçamos juntos e cada um segue sua rotina, e não tem um dia sequer que não sonhamos juntos com a nossa futura casa.

Como quero uma casa para dividir com meus filhos tenho medo de não ter esse prazer, preciso sentir a sensação de estarmos juntos em nossa casa, às vezes penso que está difícil realizar este sonho, as vezes acredito que o ditado popular “Deus escreve certo por linhas tortas”, é uma das razões para que eu possa ter esperança que a minha vez vai chegar.

Na minha analise, é preciso que seja realizada uma campanha para aquisição da casa própria, podemos ter tudo na vida mas a dignidade humana, só é completa quando a família realiza o sonho da casa própria.

Um estudo mais detalhado mostra que brasileiros que não tem a casa própria, quase na totalidade tem como prioridade em sua vida a aquisição da sua casa.

Sobre planos de aquisição da casa própria, podemos dizer que são muito burocráticos, quem tem baixa renda não tem acesso a casa própria, para conseguir um plano de aquisição da casa própria é preciso ter uma renda razoável, mesmo assim é muito burocrático, demora muito tempo.

É por isso que o país necessita de melhoras, o déficit habitacional é muito grande, pra se ter uma idéia em Anicuns minha cidade a AMMA, está com um projete de construção de casas populares, abriu inscrições e conseguiram aprovar quase duas mil fichas dos quase cinco mil inscritos, só que destes 1580 aprovados, apenas 64 famílias serão beneficiados, pois apenas 64 casas serão construídas, por aí foi um sonho que eu acreditava ser possível para a aquisição da minha casa própria.

Como eu muitas famílias esperam ansiosamente pela realização deste sonho, a desburocratização do dinheiro publico para compras de casa própria seria a possibilidade de ao invés de pagarmos aluguel para pessoas que querem melhorar sua renda com a arrecadação de alugueis estaríamos aumentando o nosso patrimônio mudando assim a história de nossas vidas.

Se trabalho pressinto que tenho o direito de ter onde morar, e quando falo de ter o direito de morar e morar com dignidade, as empresas maiores, prefeituras e governos deveriam estimular seus funcionários a ter sua própria casa, com isso melhorar a qualidade de vida.

Levando em consideração, as necessidades da sociedade, saúde e educação, são prioridades de quase todos os governos, mas moradia é prioridade de todas as famílias que ainda não possuem moradias, portanto moradia deve ser incluída na lista de prioridades dos governos no Brasil.

Casa própria é um esteio na vida das famílias, no entanto muitas famílias estão sem esse pilar, que é um suporte, é preciso de estrutura para termos famílias de bem, a violência cresce assustadoramente, no entanto os problemas da violência não são combatidos pelos governos.

A todo dia se vê um comentário dos problemas da legislação brasileira, mas os verdadeiros problemas não estão na legislação, saúde é básico, educação é cultura e moradia é estrutura para as familias.

Não adianta querer fazer leis, encher presídios, ser mais rígidos com os criminosos, se não resolvermos problemas que levam indivíduos a praticarem crimes.

O crime por si só, não irá acabar, mas com certeza se quem trabalha tem casa pra morar, faculdade para estudar, e saúde para trabalhar, é possível que indivíduos passam a acreditar mais na possibilidade de viver quatro anos progredindo.

Mais um ano passa, mas neste ano, paguei mais 12 parcelas da minha casa própria, e meu filho ou eu fiz mais um ano de faculdade agora só falta mais... 1, 2, 3 ou 4 anos para que eu consiga me formar, minha casa agora só falta tantas parcelas para que eu possa quitar.

Este é o sonho do brasileiro que não nasceu em berço de ouro e luta para conseguir progredir na vida.