Os significados reais da eleição de Barack Obama

O mundo está alucinado com a eleição de Barack Obama, primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América. Isso é, indubitavelmente, um fato histórico e ratifica uma mudança no modo de pensar e de agir da sociedade estadunidense. Contudo, os significados reais da eleição do democrata Obama devem ser observados.

Barack representa uma sociedade que anseia por mudanças políticas, econômicas e sociais. Diversos cidadãos da maior potência econômica e militar do mundo na primeira década do século XXI vêem-no como o “salvador da pátria”. Visto que quase tudo o que ocorre nos EUA impacta o mundo, a chegada de Obama à Casa Branca não foi diferente.

Embora esteja ocorrendo esse momento de agito político e econômico no planeta, deve-se haver cautela porque Barack, infelizmente, não é a solução para todos os males que permeiam a sociedade mundial. Ele é uma possível atenuação dos problemas que atingem os estadunidenses e, em parte, o mundo.

Em 2008, o planeta está sob a égide de uma crise econômica. Essa problemática revela mais um embate entre o liberalismo econômico e o intervencionismo estatal. É uma luta entre capitalismo ‘versus’ capitalismo. Obama é tido também como uma esperança para o fim dessa crise. Todavia, não se sabe ainda o que Barack será e o que resolverá realmente. Apenas há projeções dos seus possíveis feitos.

Enfim, há muita especulação e expectativa em relação à Barack Obama. O mundo deve ser mais prudente e esperar para ver o que ocorrerá quando o democrata “entrar em cena” em 2009.

Saullo Pereira
Enviado por Saullo Pereira em 01/12/2008
Código do texto: T1312409
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.