A Aquisição de uma Língua Estrangeira
A língua é a expressão natural de uma cultura. Compreendê-la significa também compreender os valores daquela cultura, analisá-la significa ampliar a compreensão crítica dos próprios valores nacionais. Incentivar o aluno a esse aprendizado é subsidiá-lo na compreensão do homem, enquanto ser sócio-histórico, criador de si mesmo e formador de idéias do grupo que convive.
A Língua Estrangeira Moderna contribuirá para formar cidadãos conscientes, críticos e agente transformador de sua realidade.
Propõe-se um ensino que concentre seus objetivos, atenção e atividade na dimensão sócio-cultural da comunicação: um ensino que organize as experiências de aprender, em termos de atividades de interação de real interesse do aluno para que ele se capacite a utilizar o idioma para realizar ações autênticas e/ ou verossímeis.
Dentro da condição de ensino em que o professor se insere, a leitura é, sem dúvida, o veículo mais eficaz para a aquisição de conhecimentos de diferentes culturas, e de assuntos diversos, colocando o aluno como o indivíduo participante do mundo que ajudará a construir, juntamente com a ética e a cidadania.
E assim, nós profissionais da Educação, embora com todas as dificuldades que enfrentamos no exercício da nossa profissão, mesmo assim somos capazes de afirmar como o poeta Fernando Sabino, "no final tudo da certo e se não deu é porque ainda não chegou o fim".
( Texto escrito em 1998)
A língua é a expressão natural de uma cultura. Compreendê-la significa também compreender os valores daquela cultura, analisá-la significa ampliar a compreensão crítica dos próprios valores nacionais. Incentivar o aluno a esse aprendizado é subsidiá-lo na compreensão do homem, enquanto ser sócio-histórico, criador de si mesmo e formador de idéias do grupo que convive.
A Língua Estrangeira Moderna contribuirá para formar cidadãos conscientes, críticos e agente transformador de sua realidade.
Propõe-se um ensino que concentre seus objetivos, atenção e atividade na dimensão sócio-cultural da comunicação: um ensino que organize as experiências de aprender, em termos de atividades de interação de real interesse do aluno para que ele se capacite a utilizar o idioma para realizar ações autênticas e/ ou verossímeis.
Dentro da condição de ensino em que o professor se insere, a leitura é, sem dúvida, o veículo mais eficaz para a aquisição de conhecimentos de diferentes culturas, e de assuntos diversos, colocando o aluno como o indivíduo participante do mundo que ajudará a construir, juntamente com a ética e a cidadania.
E assim, nós profissionais da Educação, embora com todas as dificuldades que enfrentamos no exercício da nossa profissão, mesmo assim somos capazes de afirmar como o poeta Fernando Sabino, "no final tudo da certo e se não deu é porque ainda não chegou o fim".
( Texto escrito em 1998)