UM EMBAIXADOR DE VERDADE

A Comunidade Portuguesa do Brasil irá perder, dentro de poucos dias, a presença e a representação de um dos mais ilustres membros da Diplomacia Portuguesa, dentre aqueles que, no decorrer destes 186 anos de relacionamento entre as duas nações irmãs, representaram o nosso país junto ao povo e a nação brasileiros: Francisco Seixas da Costa.

O ilustre representante da nossa pátria, que ora encerra a sua missão no Brasil, deu-nos uma verdadeira aula de como se faz diplomacia, como se estimula o relacionamento bilateral, como se consegue estimular o fortalecimento da CPLP, como se representa a União Européia, como se consegue promover o país e fazer com que seus cidadãos sejam respeitados e queridos.

Apesar dos contingenciamentos de um orçamento com muitas restrições, S. Exa. sempre se fez presente em todos os atos em que a presença do país era importante, comparecendo e prestigiando as associações da nossa emigração espalhadas nesse imenso território brasileiro, sempre com boa disposição, interesse e proferindo palavras de orientação e de estímulo a todos os que têm se dedicado às atividades associativas. Do norte ao sul deste país, o Embaixador Francisco Seixas da Costa, esteve sempre atuante, levando a sua palavra, a palavra de Portugal, aos mais recônditos pontos do território brasileiro, promovendo o intercâmbio tão desejado e nem sempre concretizado, sempre brindando seus ouvintes com mensagens de alto valor cultural, histórico e com consciência de sua importância estratégica neste tão desejado relacionamento luso-brasileiro. Durante a sua gestão, esse relacionamento foi promovido e ampliado como nunca e de forma admirável, graças à sua capacidade de negociação, de exposição e de capacidade estimuladora.

Seja no campo cultural, com a promoção e estimula de grandes seminários, encontros, simpósios, exposições e apresentações artísticas, seja no campo histórico, com o acompanhamento e participação das comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil, que foram coroadas de um absoluto sucesso, entre outras inúmeras outras contribuições no campo econômico e empresarial, com a participação em diversos encontros com grupos econômicos, reuniões com Câmaras de Comércio, seja no aprimoramento do atendimento consular, que sofreu consideráveis melhorias, apesar da falta de apoio governamental e legislativo, S. Exa. sempre soube trazer palavras de estímulo a seus compatriotas, seja em intervenções em atividades públicas, como em programas radiofônicos e televisivos, através de oportunos e gabaritados artigos que sempre foram alvo dos maiores elogios pelo seu conteúdo e abrangência. O Embaixador Seixas da Costa nunca deixou sem resposta qualquer agressão ao nosso país ou às nossas instituições e cidadãos que, eventualmente, foram surgindo em alguns órgãos de comunicação social, respondendo-os com firmeza e educação, não permitindo que a nossa imagem ficasse arranhada por essas indesejáveis insinuações.

A prova da simpatia que conseguiu granjear junto à comunidade portuguesa do Brasil e aos brasileiros é confirmada pelas dezenas de convites para comparecer a reuniões de despedida por parte de instituições, de clubes, de universidades, de empresas, de políticos e da nação como um todo. Nos últimos meses, S. Exa. não tem conseguido atender às inúmeras solicitações para ser homenageado ao final de tão brilhante missão. Louve-se também, a simpatia de sua mulher, Embaixatriz Virginia Costa, que, pela sua cativante presença e simplicidade, conquistou o respeito e a admiração pela importante colaboração que prestou à missão de seu marido.

Ao nos deixar, só podemos lhe desejar o maior sucesso nesse seu novo e importante desafio que é o de nos representar junto à nação e ao povo franceses, na certeza de que continuará no coração dos portugueses do Brasil e, com toda a certeza, em Paris ou em qualquer outro lugar, a prestar um inestimável serviço a Portugal.

Eduardo Artur Neves Moreira

Eduardo Neves Moreira
Enviado por Eduardo Neves Moreira em 06/12/2008
Código do texto: T1322442