A Desculpa

PALAVRAS DE VIDA

Pr., Th. D., Serafim Isidoro.

A DESCULPA

Lc. 14.15-24.

Alguém disse que a desculpa é parente próxima da mentira. Na realidade, a finalidade da desculpa é camuflar uma verdade que realmente não desejamos expressar. A desculpa ameniza a verdade dura da palavra não, tira o impacto da declaração sincera daquilo que realmente se desejava dizer. Do lado da pessoa que formula a desculpa, ela parece favorável, fácil. Do lado, porém, da pessoa que esperava uma resolução favorável, ou mesmo um não franco e leal, a desculpa torna-se como que uma ofensa que fere o coração e entristece a alma. A desculpa enfraquece o caráter. O homem de caráter, e caráter cristão, tem em suas respostas o alegre sim, ou o franco não, pois o que passa disso é de procedência maligna.

Sempre que Deus falou ao pecador, ou à pecadora, recebeu como resposta uma desculpa. Quando falou, no jardim Édem, a Adão o desobediente, recebeu como resposta uma desculpa: "A mulher que Tu me deste, ela é a culpada". Inquirida Eva, esta, por sua vez, desculpou-se dizendo ser a serpente a culpada. Da sentença bíblica de Deus, entretanto, aprendemos que todos os três eram pecadores, transgressores, culpados, já que tal sentença foi aplicada de per si a cada um deles. Poucos foram os pecadores, transgressores, que se declararam como tal, através de toda a história bíblica.

Vivemos dias em que os apelos de Deus a uma vida nova, transformada verdadeiramente, arrependida de culpas e transgressões à Suas leis, estão sendo disseminados por todo o mundo. Nunca se pregou tanto o Evangelho, as boas novas de salvação, como agora. Tais apelos de Deus são interiores; é o Seu Espírito Quem fala pela boca dos Seus enviados, ou pela pena de Seus embaixadores. Na recepção desses apelos, cabe à criatura humana receber ou rejeitar. Alguns, entretanto, como Pôncio Pilatos, desejam lavar as mãos, descartar a responsabilidade do apelo com um talvez; pensarei nisto depois, ou com o dedo apontando para o vizinho.

Haverá uma festa no céu, para a qual todo ser humano é convidado. Ela não se realizará enquanto o Evangelho não for pregado a toda a criatura; mas ela acontecerá. O apelo de Deus através de Pedro, o Seu apostolo, era: "Arrependei-vos e convertei-vos". Nossa mensagem, também é: "Arrependei-vos e crede no Evangelho". Hoje é dia aceitável. Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações. Dizei sim para Deus. Aceitai a Jesus, o Cristo, o Ungido, como Senhor de vossas vidas. Arrependei-vos e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados.

_____________________________________

O Pr. Th. D., Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas de grego koinê, pelo E-mail: serafimprdr@ig.com.br

(23)