Linhas de Crédito: São limites de crédito tipo empréstimos concedidos a pessoas físicas ou jurídicas, oferecidas por instituições bancárias ou financeiras. As linhas de crédito têm seus limites estipulados através da análise de renda quanto uma pessoa ou empresa recebe ou fatura por mês.

Porque um aumento do ativo circulante em relação ao ativo total leva a redução tanto do lucro como do risco em relação ao CCL? Com relação ao passivo circulante, como o seu aumento afeta a lucratividade e o risco? Com relação ao passivo circulante, como o seu aumento afeta a lucratividade e o risco? Quando o índice aumenta a lucratividade reduz devido ao fato de que os ativos circulantes são menos rentáveis do que os ativos permanentes, dados que estes acrescentam mais valores aos produtos sem os ativos permanentes, a empresa não poderia produzir o risco, entretanto reduz-se à medida que cresce esse índice, um aumento nos ativos circulantes eleva o CCL e, portanto reduz o índice de insolvência técnica. As demais contas do ativo são apresentadas no balanço em ordem crescente de risco, esse índice revela a percentagem dos ativos totais da empresa que esta sendo financiada pelo passivo circulante, quando o passivo circulante se eleva a lucratividade aumenta devido ao maior uso de recursos menos onerosos (financiamento em curto prazo), passivos circulantes é onerosa uma vez que os títulos a pagar, o risco de insolvência técnica também se eleva, pois o aumento do passivo circulante eleva a redução do CCL, efeitos opostos sobre a lucratividade e o risco. AC (Índice↑ Lucro↑ Risco↑.
AT.

Descrevendo as estratégias agressivas e conservadoras em relação ao atendimento das necessidades de financiamento da empresa, comparando seus efeitos sobre o risco e a lucratividade: Agressiva, É aquela em que a empresa financia suas necessidades sazonais e, possivelmente, uma parcela das necessidades permanentes com fundos de curto prazo, sendo o valor restante financiado com fundos de longo prazo, (é rápido e o custo é mais baixo) Conservadora, seria financiar todas as necessidades financeiras projetadas com recursos em longo prazo e usar recursos em curto prazo, no caso de uma emergência ou de desembolsos inesperados, seu custo é mais alto.


A as duas fontes básicas de financiamento espontâneo da empresa são: Os financiamentos espontâneos resultam das operações normais da empresa e as duas fontes principais de financiamentos são as duplicatas a pagar e as contas referentes às despesas incorridas e ainda não pagas. À medida que as vendas da empresa crescem, as duplicatas a pagar aumentam em conseqüência do maior volume das compras requerido pelos níveis mais altos de produção, em decorrências das vendas crescentes, as contas a pagar relativas a salários e impostos aumentam, como resultado de maiores necessidades de mão-de-obra e de impostos incidentes sobre maiores lucros, não há, normalmente, nenhum custo explicito, embora haja certos custos implícitos. A empresa deve elaborar fontes de financiamento a curto prazo não-garantido, freqüentemente livrando dos juros, sempre que possível. Portanto, são espontâneos porque ocorrem com o desenvolvimento das atividades da empresa e não existe nenhum custo implícito.

Existe algum custo associado ao aproveitamento de um desconto financeiro? E em relação ao não aproveitamento? Como a decisão de aproveitar ou não um desconto financeiro é afetada pelo custo dos empréstimos a curto prazo? O desconto financeiro é oferecido como parte das condições de crédito, sendo uma dedução percentual sobre o preço de compra que se efetiva se o comprador pagar num prazo inferior ao período de crédito, em relação ao não-aproveitamento se a empresa não aproveitar o desconto financeiro e pagar no último dia do período de crédito não existe nem um custo direto associado com o fato de se perder desconto financeiro, mas existe o custo implícito, esse custo associado ao não aproveitamento do desconto financeiro é a taxa de juros implícita que é paga para se adiar o pagamento de uma duplicata por um determinado período ou números de dias.


O que é linha de crédito? Restrições a alterações operacionais, Saldo médio e Zeragem anual: Linha de Crédito é um acordo entre um banco comercial e uma empresa, que determina o montante de empréstimo em curto prazo não-garantido à disposição da empresa, durante um determinado período de tempo. Restrições a alterações operacionais: é quando o banco pode impor clausulas restritivas que lhe dão direito contratual de revogar a linha de crédito e se ocorrer quaisquer alterações importantes nas condições financeiras ou nas operações da empresa. Saldo Médio: é um deposito bancário, exigido do tomador, correspondente a uma percentagem sobre os empréstimos em curto prazo não-garantidos, a fim de assegurar que o tomador seja um bom cliente, a maioria dos empréstimos bancários requer que o tomador mantenha um saldo médio em conta corrente. Zeragem Anual: É uma exigência sobre os tomadores para que mantenham um saldo zero de dividas durante certo número de dias do ano, o que impede de transformar empréstimos de curto prazo em empréstimos de longo prazo, lembrando que todas as características de uma linha de crédito são negociáveis ate certo ponto e limite.


Caução de duplicatas, Factoring de duplicatas: Caução de duplicatas é o uso das duplicatas a receber com garantias ou colateral, para a obtenção de empréstimos em curto prazo e Factoring de duplicatas é a venda direta de duplicatas a receber com descontos a um fator ou outra instituição financeira, com o objetivo de levantar fundos.


O que é crédito rotativo, Qual sua diferença em relação à linha de crédito, O que é a taxa de compromisso? O crédito rotativo é uma linha de crédito garantida pelo banco ao tomador, para um período de tempo estabelecido e independente da escassez de dinheiro da época a linha de crédito é um acordo entre um banco comercial e uma empresa que especifica o montante de empréstimo em curto prazo não- garantido à disposição da empresa, durante um determinado período, sua diferença... A taxa de compromisso é uma taxa normalmente cobrada em um acordo de crédito rotativo, que se aplica freqüentemente sobre o saldo médio não utilizado na linha de crédito.


"Artigo e autor são protegidos pelos tratados e convenções internacionais: Direitos Autorais: LEI Nº 9.610, de 19/02/1998".

Alexandre Portela Barbosa Msc
Enviado por Alexandre Portela Barbosa Msc em 19/12/2008
Código do texto: T1343129
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.