O Caminho

PALAVRAS DE VIDA

Pr., Th. D., Serafim Isidoro.

O CAMINHO

Na era apostólica o cristianismo era designado pelo termo "O caminho". E, realmente, a religião da verdade, o cristianismo de Cristo é o caminho difícil, mas que conduz à vida eterna, muito embora poucos acertem com ele. Geralmente, quando nos referimos ao cristianismo como sendo "o caminho", pessoas há que afirmam, num dito popular que: "Todo caminho vai levar à venda, ao bar". Tal chula afirmação pode ser verdadeira quanto aos caminhos desta vida, mas não ao caminho de Deus, ao caminho verdadeiro. Este é o caminho que vai levar ao céu.

É caminho apertado, estreito, no qual o ser humano tem que renunciar a si mesmo e ao mundo - kosmos - pecaminoso e mau, sociedade corrompida nos seus valores morais e espirituais. É caminho limitado em que só cabe o caminhante e sua cruz. Os vícios, os pecados, os maus costumes não podem acompanhá-lo neste caminho; e isto porque além de estreito, ele é caminho limpo; é caminho santo, que conduz a Deus.

Quando preso em Jerusalém, já no final de sua vida terrestre, o apóstolo Paulo declarou, quando fazia sua defesa diante do povo, as seguintes palavras: "Quanto a mim, sou varão judeu, nascido em Tarso da Silícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois. Persegui este caminho até a morte, prendendo, colocando em prisões tanto homens como mulheres" - At. 22.3-4. E no capítulo 24 e versículo 14, ele diz ao governador Felix: "Confesso-te que conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais". - Aí, pois, a denominação dada ao cristianismo, que o identifica metaforicamente como o meio para a salvação do ser humano.

Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai a não ser por mim; eu sou a porta: quem entrar por mim salvar-se-á". Já na velha aliança, Deus dissera através do profeta Jeremias "Ponde-vos nos caminhos e vede; perguntai pelas veredas antigas qual é o bom caminho, e andai por ele, e achareis descanso para as vossas almas" - Jr. 6.16 - É necessário, ao ser humano, encontrar tal caminho. É necessário que se torne caminhante de uma vida transformada. É-lhe necessário fazer veredas retas para os pés. É-lhe necessário trilhar o caminho do bem, o caminho de Deus - Jesus. Você precisa de Jesus; eu preciso de Jesus; nós precisamos de Jesus.

Interpretando a História, entende-se que a partir do imperador Constantino (segundo e terceiro séculos dC.) o cristianismo tornou-se tradicional, popular, comum a todas as gentes, oikonomê. Agregou-se à Igreja toda sorte de pessoas, sem nenhuma transformação, filiando-se a ela apenas através do batismo, que as ingressava desde a infância nesse cristianismo formal, conveniente, descompromissado. Desapareceu então o caminho. Não mais era o cristianismo de Jesus; era o cristianismo dos homens que o tornaram em caminho largo, joio no meio do trigo, indiferente à verdadeira vida espiritual.

Mas, em todas as épocas, a voz de Deus se faz ouvir em Seu Filho: "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta que conduz à perdição e muitos são os que entram por ela"...

_________________________________

O Pr. Serafim Isidoro, Th. D. Honoris Teologia, oferece seus livros, apostilas e aulas de grego koinê através do E-mail: serafimprdr@ig.com.br

(21)-