Depoimento

PALAVRAS DE VIDA

Pr., Th. D. Serafim Isidoro

.

DEPOIMENTO

Não será sempre, mas em algumas oportunidades estaremos convidando ilustres personagens bíblicos a participarem de forma ativa, eficiente e necessária nesta nossa coluna. A identificação deste nosso primeiro depoente será feita no final do texto, já então colocados o seu pensamento e a sua mensagem:

"Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos é poder de Deus, pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos entendidos. Onde está o sábio? onde o escriba? onde o inquiridor deste século? Por ventura não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus o mundo não O conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem, pela loucura da pregação.

Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais forte do que os homens. Reparai, pois, na vossa vocação: visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres de nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; afim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.

Mas vós sois Dele em Cristo Jesus, o qual se tornou da parte de Deus sabedoria, justiça, santificação e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. E eu, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. "Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus, o Cristo, e este crucificado" - Palavras do apóstolo Paulo na primeira Carta aos Coríntios, 1.1-32.

A erudição tem sido motivo de ostentação talvez desde a época áurea dos filósofos gregos, em torno do quinto ou sexto século antes de Cristo. De alguma forma, em nossos dias, ela tem o seu valor sobressaltado pela grande necessidade de preparo para atender às diversas facetas da indústria, do comércio e da sociedade como um todo. A educação tem-se desenvolvido no mundo moderno, de tal maneira que um currículo, maior ou menor, é sempre exigido no desenvolvimento das várias profissões, nas variadas áreas da vida moderna. Mas ser erudito é um pouco mais.

Nosso depoente acima foi um erudito. Do alto de sua erudição, entretanto, passa a destacar no texto usado, a simplificação de uma sabedoria maior. A ciência da salvação da alma humana, que ele resume em a loucura da cruz e a grandeza do crucificado que se torna, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e redenção. Só Jesus pode salvar o homem (a mulher) - o ser humano, seja este (a) sábio ou indouto. A graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Um destacado Paulo, submete-se a simplicidade do Homem de Nazaret, a Quem ele chama de meu Senhor. Na ostentação da sabedoria humana se faz necessária a submissão Àquele que é feito por Deus sabedoria, Justificação e redenção:

________________ Só Jesus.

O Pr., Th. D. Honoris Teologia Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê, pelo E-mail: serafimprdr@ig.com.br

[32]