VAMOS LEMBRAR O ANO QUE PASSOU?
2008 é passado,feliz 2009!mas,todo mundo gosta de retrospectivas;se assim não fosse,os jornais,as revistas,a Tv não ocupariam seu staff lembrando o passado.
Comecemos por janeiro,mês de festas e praia,ao menos na Bahia;o acontecimento mais importante veio das telonas;morreu Heath Ledger,jovem e promissor astro australiano,no auge da carreira,impulsionada pelo filme “O segredo de Brokeback Mountain”,onde fazia um cowboy gay.
                *************
Fevereiro trouxe um fato há muito esperado,pelo menos pelos americanos e seus adeptos:a “aposentadoria”de Fidel;enfim,passou o bastão ao seu irmão,Raul,hoje.Abandonando seus longos discursos,com os quais brindava(?) os cubanos,passou a fazer o que mais gosta,escrever artigos para jornais.Qualquer dia desses vamos tê-lo como colega,escrevendo nos nossos sites.
Como as águas de Março,neste mês.apareceu aqui a Condoleeza(que nome mais mal colocado,santo Deus!)Rice,um arroz amargo para o mundo,especialmente para os milhões de mortos á toa,no Iraque.
Desejou conhecer a Bahia,observar como vivem seus semelhantes na maior cidade negra fora da África.Veio,viu,mas,não venceu;acabou-ela e seus “homens de preto”-driblados por um garoto negro que lhe pediu $1.Não levou.Ela sorriu,sem entender nada,ele amedrontado,fugiu.
Abril trouxe o caso Isabela,uma monstruosidade que chocou a todos e o envolvimento do Ronaldo Fofômeno com travestis,acontecimento que divertiu todos nós,menos seus patrocinadores e agentes.
Maio foi rico em tragédias e besteirol.Na Bahia,um ilustre desconhecido,Prof.Natalino,ganhou o troféu “Besta do Ano”,quando questionou a tão decantada inteligência dos baianos,ao dizer que,baiano só toca bem berimbau,porque o dito instrumento só tem uma corda;dizem que baiano burro nasce morto,mas,o nosso querido professor,pelo visto,escapou...
mas,não Zélia Gattai.A querida escritora paulista de nascimento e baiana por adoção,resolveu ir se encontrar com o Amado Jorge e passear de mãos dadas pelas galáxias,apreciando o movimento do mundo;ficamos mais pobres,mas,o Jorge ficou mais feliz...
menos os chineses que enfrentaram o maior terremoto em 30 anos,ceifando quase 70.000 vidas.
Em junho,morreu outra brasileira famosa,a antropóloga Rute Cardoso,ex-primeira dama e personalidade respeitada nos meios acadêmicos.
Julho chegou ,alvissareiro.A Alemanha rendeu-se a Obama,o novo “enfant gaté”,da Europa.O Messias que vai libertar os americanos do bushismo e da recessão,mas,que até então era um mero postulante.Não sei se Obama será o “Libertador”,o que sei é que os ares julianos,mês do 4 de julho,do 2 de julho,do 14 de julho e de outros menos votados,ou seja,mês propenso a mudanças e liberdades,trouxe também a esperada libertação da Ingrid Bettancourt,refém das Farc  desde 2002.
Agosto,notório mês do desgosto,levou Caymmi e o mar da Bahia caiu na orfandade.Mas,houve a belíssima Olimpíada de Pequim e o Brasil saiu bem na foto.
Setembro provou que,como no livro de João Ubaldo,não tem sentido!pois até a Finlandia,terra de gente fria e onde nunca acontece nada,um cidadão vestido de preto,entrou armado numa escola e matou nove colegas.Depois se suicidou.
Outubro ,a casa caiu;não a nossa,mas,a americana,com a crise no sistema financeiro,costurada pela ganância,pela má gestão e pela falta de fiscalização ao mercado financeiro;claro,arrastou a Europa e a Ásia.Esta geração pode dizer que viu o touro de Wall Street virar boi de pasto.
Novembro:demorou mais chegou.O inesperado trouxe uma surpresa;enfim,um negro na Casa Branca!
Seria um mês glorioso se não fossem as enchentes que assolaram Santa Catarina,com perda de vidas e bens.
...e aí,chegou Dezembro.A crise continua,governos,empresários,banqueiros,como barata voa,sem saber que rumo tomar.Mas,o comercio faturou com o Natal e o Brasil parece,se não blindado,pelo menos,preparado para o pior.
Confesso que tenho saudades de 2008.Mas,espero 2009,com esperança.
O bom das retrospectivas é a gente poder fazer um balanço dos erros cometidos e evitar que se repitam.Quando nós damos de ombro para as injustiças,quando consentimos e às vezes,colaboramos com a corrupção e a violência,somos cúmplices do mal.Nós temos o país e o mundo que merecemos.
 
 
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 12/01/2009
Código do texto: T1380583
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.