Estamos Emburrecendo (Final)

Como sobreviver num mundo onde cada um de nós só poderá almejar saber 0,0000000000025% do conhecimento humano ou até menos? O segredo é cada um se esforçar para saber 100% de um pequeno nicho, uma parcela mui, mui pequena do conhecimento humano.

Não basta mais tirar a nota mínima 5 em 58 matérias e achar que um diploma vai resolver sua vida. Não basta mais saber 90% de uma única matéria acadêmica. Você precisará saber 100% de algo que seja útil para os outros. Você vai ter de ser o maior especialista do mundo num assunto, e vender o que sabe fazer aos demais miniespecialistas do planeta, e vice-versa.

Quantos alunos se formam especialistas em coisa alguma? Infelizmente, as universidades hoje em dia, produzem commodities, ou seja mercadorias. Preferem formar generalistas, por que é bem mais barato do que formar especialistas.

Só que generalista que não tenha uma especialidade, não arruma o primeiro emprego. Faculdades oferecem basicamente o mesmo curso todo ano, obedecendo a um mesmo currículo, chamado de mínimo. Não é à toa que há tanto desemprego.

Antigamente, superespecialistas poderiam morrer de fome por falta de mercado. Hoje, a globalização permite mercados cada vez maiores. Por isso a enorme preocupação dos especialistas em ampliar mercados como a Alca, Brindia e Mercosul. Um técnico de manutenção de rodas de avião, morreria de fome no Uruguai.

O segredo daqui para frente é ignorar uma série de leituras, publicações e jornais que você lia anteriormente, para não parecer um ET. Curiosamente, você vai ter de se tornar um ignorante, alguém que deliberadamente ignora milhares de informações para se concentrar na sua especialidade. O segredo não é mais ser um intelectual que sabe um pouquinho de tudo, mas ser um ignorante que sabe tudo sobre um pouquinho...

Comentário:

É importante ressaltarmos, que um ser que se diz inteligente, mas que é capaz de agregar apenas o conhecimento limitado, jamais poderá se julgar o intelectual, senão, passará vergonha diante daquilo que não explica e daquilo que desconhece...

OBs. Uma contribuição singela ao que nos foi passado através de revista. Parabéns ao Editorial.