Participação política - exercicio da cidadania

Um estudo recente do relacionamento entre participação cívica e governação concluiu que nas comunidades cívicas assinaladas pela participação activa nos assuntos de interesse público, os cidadãos "esperam que o seu governo prossiga padrões elevados, e obedecem voluntariamente às regras que se auto-impuseram".

Realçar o papel da sociedade civil na exigência de responsabilidade do governo "envolve as questões mais básicas acerca do poder, transparência, participação e democracia".

A estrutura fechada e do tipo para a base de governos autocráticos e controlados pelo Estado, tolheu, no passado, em muitos países, o crescimento da sociedade civil e permitiu que funcionários públicos agissem numa atmosfera desprovida de responsabilidade pública ou transparência.

Contudo, o fracasso do comunismo e das ditaduras militares na América Latina, Ásia e África em providenciarem uma governação eficaz, em proteger as liberdades civis e em facilitar o desenvolvimento social e económico, começou a transformar a paisagem política e económica em muitos países do mundo.

Artur Victoria
Enviado por Artur Victoria em 19/01/2009
Código do texto: T1392681
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.