DE MALA PRONTA

Este artigo foi publicado nos jornais de Pelotas no dia 28/12/08

Dona Maria tinha no olhar o viço da juventude. Porém seu corpo carcomido pelos anos,trazia à mostra toda sua experiência de vida. Conversar com ela é sempre uma lição, um aprendizado,uma nova visão sobre fatos e conceitos vivenciais. Tem, na sua espiritualidade, a resposta convicta para todas as situações e de maneira inexplicáel , para simples mortais como eu, sempre me surpreende com suas afirmações futurísticas ,ou preterísticas de fatos ou coisas, que somente tendo lido minha mente, ou sendo vidente , poderia saber. Uma de suas manias, ao longo de sua trajetória de quase noventa anos, era ter junto a si, uma bela mala de viagem. Era uma mala simples dessas feitas com retalhos de couro ; muito bonita. Um dia, atrevi-me a perguntar-lhe sobre ela; a mala. Dona Maria, em sua doce paciência e sapiência iniciou este pequeno,mas importante relato,que aqui procurarei narrar em resumidas palavras:
- E muito importante que saibas meu filho o quanto esta mala representa para mim, pois nela está, virtualmente, materializada toda minha existência. Se fores abri-la,verás com os olhos da materialidade, que ela está ,aparentemente, vazia, mas se conseguires enxergar com os olhos da alma,ai então, saberás como ela está abarrotada e o quanto coloquei dentro, para poder fazer minha última e derradeira viagem em paz. Cada pequeno espaço contem uma história: amor, decepção, erros, acertos, tristezas e alegrias. Enfim, toda uma vida, proporcionada por Deus, a este pequenino ser espiritual ,que sou eu, e que habitou por longo tempo neste corpo com todas imperfeições que dele são atinentes. Se queres mesmo saber,esta mala,está pronta desde o dia que tomei conhecimento do espaço ao qual fazia parte e de como deveria tirar o melhor proveito nesta vida terrena. O seu conteúdo é sempre proporcional ao tempo de nossas vidas e na assimilação do aprendizado que tivermos. Ela é de minha exclusividade e eu vou poder carregá-la para o plano seguinte,quando então irei abri-la frente ao CRIADOR  e expor minha alma,nua e convicta de mais uma etapa existencial cumprida... com ou sem melhorias!!!
A partir deste dialogo, tratei também de confeccionar minha mala-vital; não em couro, mas virtual. Hoje,já podendo contar com quase setenta anos de lucro vivêncial,tenho minha mala pronta para a passagem e,enquanto o trem não chegar , irei acumulando as experiências dos belos dias e noites que ainda tiver à viver nesta estação. A mala pode estar pronta, mas oconteúdo ainda não! Quando finalmente os dois estiverem ,eu partirei com sentimento de gratidão pelo privilégio de viver e porque fiz o melhor que podia, tendo ainda a total certeza de que será uma bela e proveitosa viagem...passagem !!!

Você pode opinar, criticar, mas com certeza não irá desmanchar minha mala. Agradeço se gostar e logo terei outra história para contar ,de preferencia que caiba na mala e que possamos carregar.

 
Gildo G Oliveira
Enviado por Gildo G Oliveira em 23/01/2009
Reeditado em 21/01/2017
Código do texto: T1399725
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.