SENTE-SE ! ( MEDICINA PREVENTIVA DIVERTIDA I )

Antes de prosseguir a leitura, faça-se um favor: levante do PC, busque uma cadeira comum e sente-se.

Prestou a atenção no seu gesto? Não? Então tente de novo...

Reparou?

Este gesto que repetimos no mínimo três vezes ao dia (café da manhã, almoço e jantar, pelo menos), corresponde a no mínimo 1095 socos na nossa coluna por ano, num cálculo mínimo.

Se você é delicado com sua coluna, o baque é menor, mas mesmo assim, seus discos intervertebrais, ao amortecerem a pancada, vão se cansando, endurecendo e criando um amortecimento cada vez mais cansado e doloroso.

Ao sentar-se você bate, mesmo que de leve, a coluna no encosto da cadeira? Se a resposta é sim, prepare-se: você vai ficar com bicos de papagaio. Se pelo menos fossem de pica-pau, você poderia tentar dublar o Pica na Record, mas como não serão de picapau (pica-pau?), prepare-se para queixar de dor, gemer, ou pelo menos fazer cara feia ao se levantar.

Tem o costume de andar com o queixo para baixo, olhando para o chão? Parabéns, será dublê do Corcunda de Notre Dame.

Usa drogas ainda por cima? Será o corcunda de notre Daime.

Acha que estou brincando? Estou mesmo, mas com uma coisa séria.

Vamos entendê-la. Os ossos são revestidos por uma película geradora de cartilagem, que irá se calcificar, chamada de perióstio (não é perióstia=mão do ministro da eucarestia=dízimo caro). Se este perióstio recebe pancadas, pode resolver se desbeiçar, como dizemos lá em Minas e resolver fazer crescer um pouco, ou muito o osso para fora. Se este biquinho for "inho", provavelmente a dor será pequena, mas se for um bicão pode produzir um pinçamento num nervo que sai da coluna e dá-lhe ciática, dor ao andar (deambular em mediquez) dor ao levantar, ao sentar-se e aí você percebeu que se ferrou. Demorô!

O jeito é se ajeitar tomar cuidado com a postura, com o sentar-se devagar, não bater a coluna na mesa, na porta, em trilhos de trem (ainda tem trem, como era bom heim?), para não virar um velho chato dolorido, que as pessoas tratar sem o lor (doido).

Conheço uma senhora que já consegue ver a urina e as fezes saindo, quando faz suas necessidades, pois está com a vista na altura dos trecos. Com estes caramujos gigantes que estão aparecendo, pode ser que algum se encante com ela. Já pensou?

Então pensa e para de bagunçar deu corpo, seu descuidado.

Já imaginou você pretendendo entrar no Céu corcunda? Vai ter que levar um espelho para ver São Pedro (vulgo Pedroca) e o Paizinho, que ofendido com o descaso com o físico que lhe deu, pode mandar catar papel no inferno.

Falando sério: Este é um serviço de orientação do Ministério da Saúde, que estou pensando em inventar, pois até agora só temos o Ministério das Doenças, que deveria ser um SUScesso para tratar as doenças, mas por enquanto só prega SUStos.

Pense, se cuide e não deixe de se aperfeiçoar. Afinal o Velhinho me segredou que o meu primeiro próximo sou eu.

E tá dito!

Como diria o Presidente Lula: Nunca dantes ninguém neste país tratou disto com tanta seriedade, brincando.

Me aguardem!

Volto em breve!

Afinal eu pretendo ser Ministro da Saúde e impedir que continuem fabricando pelo menos 128 porcarias, que só têm propaganda e não prestam para nada. Aliás, servem para ganhar concorrência no SUS.

____________________

pergunte@drmarcio.com