BIBLIOTECAS ESCOLARES

Muito desanimadora é a situação das bibliotecas escolares na cidade do Recife-PE. Tenho visitado algumas tantas e percebo o quanto é triste o quadro de descaso com estes templos da informação. A biblioteca na escola, em sua grande maioria, tem servido como depósito de livros desatualizados, deixando seus usuários, a comunidade escolar, sem saída para suas pesquisas e sem acesso a informação de qualidade. Se nos reportarmos a épocas passadas, com a descoberta do papel e a invenção da imprensa por Gutemberg, o ler e o escrever foram se encontrando e ganhando formas de registros. Passadas por todas as formas que conhecemos, deu-se início a multiplicação dos livros e as bibliotecas foram tornando-se acessíveis ao povo, porém, a maior preocupação ainda era com a preservação do acervo e não tanto com a disseminação da informação.

Nos dias atuais, a luta árdua dos bibliotecários, profissionais qualificados para serem mediadores entre a informação e quem necessita dela, não ganha força nem manchetes nos jornais. No modelo de escola antiga, a biblioteca era um ambiente destinado aos professores, para suas consultas e não aos alunos. Atualmente, a escola que não proporciona aos seus alunos o contato com a leitura, não ensina a ler.

Nas escolas públicas, as bibliotecas não possuem infra-estrutura de qualidade, acervo de qualidade, profissionais remunerados de forma digna. Falta vontade política para modificar a realidade absurda pela qual passam as bibliotecas escolares. Estas devem ter seu foco voltado para as pessoas, no uso que fazem da informação, oferecendo meios, recursos materiais, humanos e estrutura física para um trabalho de qualidade.

A biblioteca escolar existe não apenas para atender as exigências dos órgãos reguladores da educação no Brasil, mas, principalmente, para contribuir com todo o processo de formação educacional da comunidade escolar, através do fomento da informação e do conhecimento. Ações educativas devem ser planejadas pela biblioteca e inseridas no calendário anual das escolas.

Você conhece a biblioteca da sua escola? Sabe como e quando foi criada? Conhece o bibliotecário que lá trabalha? A biblioteca é um organismo vivo, pensado para auxiliar, dinamizar o processo educativo do cidadão, é organismo com papel social fundamental na construção de uma sociedade melhor. É louvável quando alguém sem a menor condição de vida, ergue numa palafita um ambiente de leitura, um ambiente onde as crianças esquecidas tenham acesso a leitura, mesmo que nem saibam ler. É visível a fome de conhecimento destas crianças, é um novo mundo que se descortina em suas vidas, torna-se uma pequena possibilidade de mudança.

E nas escolas? Como estão os ambientes de leitura? Como sobrevivem as bibliotecas sem recursos para aquisição de livros? Muitos responderão: através de doações. Desta forma, quando o bibliotecário, através da política de seleção descarta algum material, é no mínimo considerado um ato absurdo. Minha gente, quando vamos perceber a importância da biblioteca como um todo, em todas as suas tipologias? Detenho-me na biblioteca escolar, porque encontro nesta maiores problemas, de todas as ordens. Quando iremos entender que é neste espaço que a criança pode encontrar uma diversidade de assuntos, uma infinidade de possibilidades para seu crescimento intelectual? Que possamos lembrar também da importância do profissional bibliotecário nestas Unidades de Informação. Raramente encontramos um. Em sua maioria, é comum encontrarmos a frente das bibliotecas escolares pessoas que, apesar da boa vontade, do gostar de ler, da intimidade com o livro, não estão capacitadas para esta tarefa. A biblioteca escolar é um espaço aberto para a grande viagem ao mundo do conhecimento, deve possuir diversos tipos de materiais, incentivar não o hábito, a mania, e sim o gosto, a vontade, a avidez pela leitura, pelos livros, deve se preocupar com a formação do leitor.

É necessário lembrar e registrar programas governamentais de distribuição de livros, de criação de pontos de cultura, mas, os programas são falhos, esquecem que para uma biblioteca ser erguida são necessários muitos outros elementos. Penso que uma força-tarefa deve ser formada nas escolas para modificar a atual situação de suas bibliotecas, sejam elas municipais, estaduais ou particulares. No entanto, nem toda escola é igual, muitas sabem dar real valor ao tesouro que possuem e transformam suas bibliotecas em parceiras, aliadas no fazer pedagógico. Está escrito no Manifesto da Unesco ( 1976,p.158-163) sobre biblioteca escolar: “ Biblioteca é a porta de entrada para o conhecimento, fornece as condições básicas para o aprendizado permanente, autonomia das decisões e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais”.

Portanto, que possamos atentar para a grandiosa importância da biblioteca escolar, para que todos que nela atuam possam utilizá-la como espaço para o exercício da cidadania e formação para toda a vida.

Sanderly Correia

Bibliotecária

sanderly@live.fr

Sanderly Correia
Enviado por Sanderly Correia em 26/01/2009
Reeditado em 24/05/2010
Código do texto: T1405301
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