Alpha

PALAVRAS DE VIDA

Pr. Serafim Isidoro.

A L F A

"Egô eimi hó alpha kai hó ômega" - Ap. 21.6.

Alfa é a primeira letra do alfabeto grego, e inicia uma sequência de mais vinte e três caracteres, culminando com ômega, última da disposição convencional das letras daquele alfabeto. João, o apóstolo, é o autor de cinco livros da Nova Aliança que, toda ela, foi escrita em grego koinê. Já no seu evangelho, primeiro da sua produção autoral, João escreve: "No princípio era o Logos - en archê hên hó Logos" - Logos é palavra, verbo, ação. Logos é masculino, e não feminino, como transliterado para a língua portuguesa. O apóstolo diz textualmente: "No princípio era o palavra". Refere-se a uma pessoa e não a uma locução.

Princípio é início. Entendemos teologicamente que, no início do que denominamos tempo, no início de tudo o que conhecemos, de tudo o que agora existe; no princípio era a segunda Pessoa da Trindade. O Logos, eterno. O ser divino através do qual a Trindade se revelaria, comunicaria e se relacionaria com o ser humano. É do apóstolo Paulo, o expoente máximo do cristianismo, a expressão: "Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito - primeiro gerado: monogenês - de toda a criação, pois Nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer autoridades. Tudo foi criado por meio Dele e para Ele" - Cl. 1.15.16.

O início de toda a história, o início do plano total, o início do desenrolar de mais uma era dentre as muitas no computo da eternidade, este início - repetimos - é o Logos. Nele e por Ele tudo foi criado e, maravilha, tudo Nele subsiste. Ele é a sustentação do universo, Senhor sobre todas as coisas. As maiores e mais significativas declarações das Escrituras são feitas por Jesus, o Homem de Nazaré. O Logos encarnado. Ele é sacerdote - sumo sacerdote - profeta e juiz. Passarão os céus e a terra, mas as Suas palavras não passarão. Ele declara: "Eu sou o alfa". A escritura do apóstolo João apenas corrobora o que o Senhor diz: o princípio de todas as coisas. A base, o início, o alicerce de todo o existente e, no dizer do escritor da carta aos Hebreus, o Logos é o sustentador de todas as coisas pela palavra do Seu poder - Hb. 1.3.

Tudo foi feito por meio Dele, e para Ele. Ressurreto dentre os mortos, fato até agora único na história da humanidade, já que nas ressurreições outras efetuadas o individuo voltou a morrer - ressurreto para não mais morrer, mas viver eternamente, Ele, o Senhor, declarou aos Seus discípulos: "É-me dado todo poder nos céus e na terra". Senhor absoluto. Rei dos reis e Senhor dos Senhores. Só Ele detém tal título. Jesus é Senhor. O verbo - O Logos - se fez carne e habitou entre nós - diz o apóstolo Pedro - e vimos a Sua glória, glória como do unigênito do Pai.

Paradoxalmente, este Senhor não se impõe ao ser humano. Não força. Não o obriga a uma decisão à submissão deste Seu senhorio, a uma aceitação do Seu domínio, a um relacionamento cordial e filial. Ele apela, propõe, oferece: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, abrir a sua porta entrarei em sua casa, com ele cearei, e ele comigo".

Será esta a disposição do meu leitor?

Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações.

Só Jesus.

_________________________

O Pr., Th. D. Honoris Teologia, Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas do grego Koinê: serafimprdr@ig.com.br