QUANTO VALE UM CACHORRO?

Data do fato: 24/01/2009,

Eu me envergonho às vezes em ser um ser humano (classificado como racional e superior as demais espécies), digo isso porque toda vez que vejo um cachorro (ou outro animal doméstico) em situação de rua e de total abandono, me pergunto quem é o irracional da história?

Não usarei aqui o termo "animal" para me referir ao ser humano insensato (pois seria desprestigiar/diminuir e desacatar essas doces criaturas), pois se muitos desses (ditos humanos) fossemou agissem como "animais" no sentido classificatório do termo, talvez não matassem sem necessidade, não agrediriam sem motivo, não abandonaria suas "crias" e sobretudo não seriam o pivô de muitas desgraças que há nesse mundo.

Relato isso, pois semanas atrás, eu fui "assediado" por um cachorro de rua que me seguia, e a olhar para trás, ele fixou seus olhos no meu e nesse instante mágico ele disse-me tanta coisa, remexeu em meu íntimo e me fez sentir nojo de ser chamado de homem, ou pertencer a esta espécie de gente cruel, sem caráter ou piedade e que do alto de sua insignificância, sente que está no topo da cadeia das espécie.

Esse cachorro, me disse em seu olhar:

- Por favor me ajude! Não me deixe morrer de fome. Não permita que passe mais esse dia sendo chutado, agredido e rejeitado. Por favor amigo me ajude.

E eu me senti tão mal com seu olhar e seu pedido, que lágrimas ensaiaram sair de meus olhos.

Tal animal, era só pele sobre osso e seus acessórios (sarna e carrapato) suas companhias. Não havia alegria, auto estima ou fôlego de ânimo naquela criatura diante de mim.

Não me contive e naquele mesmo momento ele foi adotado. Está em processo de recuperação. Já está comendo regularmente, longe das agressões e sua alegria ao me ver, não chega a 1/10 da alegria daquele tal "amigo" que fui fiador, que visitei no hospital quando ninguém foi, daquele que fui padrinho de casamento e que emprestei meu nome para ele comprar o que precisava e que não pagou e sem nenhum motivo deixou de falar comigo. O tal que chamamos de ser humano.

Esse cachorro, me ensinou o caminho para ser uma pessoa melhor. Treinou-me para "deitar" sobre minha pseudo superioridade e constatar que não sou nada. Deu o comando de "rolar" para o lado daqueles que realmente precisam de meu apoio e proteção. E pelo seu meigo olhar, me fez identificar que um amigo "ser humano", muitas vezes nada vale ou quando tem algum preço, vale bem menos que ele "um cachorro", que dá o seu melhor esperando apenas que sejamos seu amigo.

Quanto vale um ser humano que permite que um animal seja submetido a uma situação tão cruel?

______________________________________________________

As fotos desse cachorro (antes e depois), estarão em breve disponibilizadas em meu orkut: PROFESSOR JOÃO ALEXANDRE.