A HUMILDADE FRACISCANA

A palavra “humildade”, segundo pesquisa no dicionário Aurélio, encontramos os seguintes significados: Ausência completa de orgulho. Rebaixamento voluntário por um sentimento de fraqueza ou respeito.

São Francisco, filho de Pedro Bernadone, e de Dona Joana (provavelmente era conhecida pelo cognome Pica), segundo Juliano de Espira, conta que “Francisco era um homem riquíssimo de bens passageiros”, mas pobre por não realizar prática de justiça. Buscava apenas a felicidade deste mundo, sonhava em ser cavaleiro, mas o Senhor quis realizar nele grandes maravilhas para que seus companheiros percebessem a mudança radical, e sentisse em seus corações que tal mudança em Francisco era obra do altíssimo. Francisco fundou a Ordem dos frades menores, e com a permissão do Papa, ele adotou como regra de vida para si e para seus companheiros, o santo Evangelho.

Com a pesquisa feita no Dicionário, destaco um dos significados que mais transparece nos relatos da vida de Francisco que é a “Ausência completa de orgulho”. Por ser tão humilde, como fundador da Ordem nunca quis privilegio e sempre se colocou a serviço dos irmãos, era transparente com eles e exortava que os irmãos vivessem na transparência uns com os outros.

Para nós vivermos como Francisco, colocamos tantas dificuldades, às vezes até achamos impossível, mas para ele não, pois Jesus é maior que Francisco. E Jesus optou pela ausência completa de orgulho: em seu nascimento numa estrebaria, na última ceia ao lavar os pés dos discípulos e até mesmo se entregando por amor à humanidade.

E nós, diante da humildade de Jesus e de Francisco, iremos permanecer no orgulho ou iremos nos esforçar para vivermos na santa humildade?

“A todos os Cristãos religiosos, clérigos e leigos, homens e mulheres, a todos os que habitam o mundo inteira, frei Francisco, servo e súdito de todos estes, com reverente submissão, deseja a verdadeira paz do céu e sincera caridade no Senhor”.

Carta aos fies (segunda recensão).

Drezinhocordino
Enviado por Drezinhocordino em 10/02/2009
Reeditado em 10/02/2009
Código do texto: T1431079