A extensão da vida

PALAVRAS DE VIDA

Pr. Serafim Isidoro.

A EXTENSÃO DA VIDA

"Dar-lhe-ei prolongamento de dias e ele verá a salvação do Senhor..."

Foi noutro dia, que destacado político de nosso país, referindo-se a vida humana, e sua partida para a eternidade, procurava atribuir a Deus as rédeas que regem a existência humana, no sentido de que a bondade de Deus sempre O conduzirá a um final feliz para Suas criaturas. É doutrina filosófica que no final das contas tudo dará certo. Há seita e sociedade secreta que acredita, que ensina, que até o Maligno ainda se salvará... -

Assim como não existe ninguém totalmente mau, e ninguém totalmente bom; mas uma dualidade de estado ou de comportamento, também não há um Deus que haja totalmente favorável, ou totalmente desfavorável ao que tange ao ser humano.

No Seu caráter, Deus tem várias facetas que nos parecem às vezes contraditórias, mas que afinal, são sempre justas. Em sua origem o homem foi criado imagem de Deus, pequeno Deus, (definição teológica) com livre arbítrio, poder generativo, inteligência criadora e inovadora. De todos os seres criados, só o homem tem estas prerrogativas. A queda do primeiro representante da raça, Adão, submeteu toda essa raça a uma imensa responsabilidade pessoal de seus atos, caráter e pensamentos, o que o separou da santidade e da pureza divina.

Nestas condições Deus não pode nos conduzir como que a um autômato. Por mais que nos submetamos às Suas leis, tal fato não nos coloca sob infalível domínio Seu. O homem é julgado não tanto pelas ações que pratique, mas sim pela fé que tenha. E responsável por ambas. A fé é um dom de Deus, mas não a todos. Ela nos é concedida mediante o pré-conhecimento divino de nosso livre arbítrio, de nossa livre vontade - Rm. 8.29.

Quando digo, declaro, que Jesus é o Filho de Deus, Único por Ele gerado; que foi concebido virginalmente de forma milagrosa; que foi morto em propiciação pelos meus pecados e pelos pecados de todo aquele que Nele crê, e que O recebo como único e bastante Salvador; que por esta minha fé Nele os meus pecados, já a Ele confessados, são todos perdoados; que Ele ressuscitou ao terceiro dia de Sua morte - setenta e duas horas após - e que está atualmente à direita de Deus e intercede por mim; que há de voltar para julgar os desobedientes vivos ou mortos - esta declaração é válida, se feita impulsionada pelo Espírito de Deus. - Isto é salvação.

Entretanto, não estou isento de meus futuros atos, pensamentos e vontade. Doutrinariamente denominados ao prosseguimento desta minha vida: santificação. A santificação é progressiva. Ainda determinarei minha vida futura pelas ações presentes. De tudo o que o homem fizer, dará contas a Deus. O governo do futuro - bom ou mau - é responsabilidade dos atos humanos. Deus pode ajudar-nos, se solicitado, mas o timão que rege o barco é nosso.

Feitas tais ponderações, há ainda a considerarmos que nossa vida pode ser aumentada ou diminuída, na sua extensão de dias ou de anos,dependendo de nosso comportamento: "Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os dias na terra que o Senhor teu Deus te dá". - Ex.20.12 - "E o teu coração guarde os meus mandamentos, porque eles aumentarão os teus dias"... - Pv. 3.2.

Só Jesus.

__________________________

O Pr., Th. Honoris Teologia, D.D., Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br (52)