Valores Culturais

O termo cultura tem dois significados: o significado mais antigo é a formação do homem, é a busca de conhecimento. Ainda hoje algumas pessoas simples pensam assim: uma pessoa tem mais ou menos cultura que outra quando, quando tem um grau de estudo ou conhecimento mais elevado. E de forma mais popular, cultura é tudo aquilo que o homem cria em conjunto, ou seja, em grupo.

Como já foi citado acima, em casos que algumas pessoas ainda hoje algumas pessoas ainda pensam que tem mais cultura é quem tem mais conhecimento, estudo mais elevado. Esclareço aqui que esta não se mede ou seja, não há como ter mais ou menos cultura, pois a cultura não tem tamanho, não se mede, mas certamente tem valor, e este é avaliado mais ou menos de acordo com os povos em questão. Sobre os valores culturais veremos abaixo através de algumas percepções do filme “A massai branca”.

O filme “A massai branca”, conta a história de uma moça suíça que sai de sua terra para passar férias na África com o namorado, onde encontra com um guerreiro da tribo massai. É o encontro com o Diferente havendo uma atração por ambas as partes. Nesse encontro há um choque cultural, choque este que acontece por causa dos diferentes costumes. Portanto, é nessas diferenças que os culturais entram em choques. É nesse momento há de um lado a perca (aculturação) em que a pessoa perde, mas por outro lado ganha, ou melhor, adere a alguns elementos de outra cultura (inculturação). Sendo que esse acontecimento não ocorre rapidamente, de uma forma mágica e não é uma perca total, pois o homem não perde seus elementos culturais, já que a cultura para o homem é como que uma raiz para uma arvore: seus frutos podem ser tirados, suas folhas podem ser arrancadas, até seus galhos podem ser cortados e ela voltará a brotar, mas se sua raiz for cortada logo morrerá.

O ser humano ao contrario dos seres vegetais possui a capacidade de se adaptar em qualquer lugar, mas em relação à sua cultura, ele também tem sua raiz como as arvores e também pode deixar vários elementos de lado, menos aquilo que é essencial. Pois esse é conservado e é o valor máximo que cada grupo dar para seus costumes culturais.

Drezinhocordino
Enviado por Drezinhocordino em 18/03/2009
Código do texto: T1492955