Discriminação

Você já imaginou ser preso por causa da cor dos seus olhos, o corte do seu cabelo ou formato do seu nariz? Já imaginou ser chamado de burro só por que é baixo, ou por que seus pés são grandes?

Isso é discriminação!

Existe uma lei, que exige que, as pessoas devem julgadas por quem elas são e não por aquilo que são.

Muitos anos atrás, nos Estados Unidos, no estado de Alabama, os negros eram tratados como seres de pouco importância. Não podiam ter acesso a vários restaurantes, clubes, cinemas, teatros e ás vezes, eram obrigados a ceder seus assentos no ônibus.

Certa tarde, uma negra chamada Rosa Parks, recusou ceder seu assento no ônibus para um homem branco que acabara de entrar. Ela foi presa em seguida, onde permaneceu por horas. Os jornais, para não dar início a uma revolução, apenas publicaram que Rosa Parks se sentia cansada naquela tarde e por isso não cedeu seu assento.

Dias mais tarde, a própria Rosa Parks deu uma entrevista e disse que naquela tarde, ela estava sim muito cansada, mas não fisicamente. Ela estava cansada de ser tratada como uma escrava, como um ser sem valor algum para a sua comunidade. Espezinhada pelos brancos que olhavam para ela como se fosse um saco de lixo.

Nesse dia, Rosa Parks lavou a alma de todos os negros que a elegeram para ser a líder da comunidade negra. Durante dez meses, nenhum negro entrou num ônibus, o que causou um grande prejuízo às companhias de transporte. Visto isso, o governo fez algumas amendas nas leis, dando assim, mais poderes e direitos aos negros.

Esse foi o primeiro passo de uma grande mulher, que enfrentou grandes governantes para conseguir melhorias naquilo que ela acreditava ser necessário para o país e o mundo. É claro que ainda há uma grande luta para ser vencida, mas com certeza, Rosa Parks será lembrada pela sua coragem de guerreira.

Julgar as pessoas pela sua aparência, é uma injustiça, é um erro. Todos nós merecemos o mesmo respeito, o mesmo espaço, os mesmos direitos.

Por que razão os negros ainda continuam sendo tratados de maneira diferente? Por que os brancos têm superioridade sobre os negros?

Nós, a geração do agora, do instante, devemos mudar essa imagem ruim que o mundo enfrenta há anos. Vamos olhar para o próximo e ver um ser humano, com necessidades, direitos e sentimentos. Vamos estender nossa mão e ajudar quem precisa.

Não julgue, se não quiser ser julgado. Discriminação é crime, e você, não é um criminoso.

Jose DaSilva
Enviado por Jose DaSilva em 04/04/2009
Código do texto: T1522917
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.