Escolhendo o Futuro

Cada vez mais novos, os jovens estão tendo que escolher suas carreiras, seus futuros, o que farão pelo resto de suas vidas. Confusos e indecisos, acabam se deixando levar por influências de outras pessoas, sem considerar um dos fatores fundamentais para o futuro da carreira: a vocação.

Aos quatorze anos, com o Vestibular Seriado, jovens têm de ter uma noção do que irão escolher para obter uma pontuação referente ao seu curso, pois, caso não consigam a pontuação desejada, a pressão aumenta bastante ao chegar no último ano. Porém, aos dezesseis anos, muitos já estão ingressando em uma universidade, e frequentemente não sabem ao certo o que realmente desejam cursar e fazer no futuro.

O medo do desemprego ou de um salário baixo são alguns dos motivos por que muitos jovens não optam pelo curso que realmente desejam, pois, ao se formar, muitos acreditam que já estarão empregados e com um salário excelente. Porém, muitas vezes apenas um diploma não é o suficiente, causando assim frustração em muitos que optaram pelo curso que desejavam.

Mas, fazendo o que realmente querem e gostam, os jovens (e até os mais velhos indecisos) conseguem obter uma satisfação bem maior caso escolhessem algo que não gostam. Pois, fazer algo com amor e felicidade significa fazer bem, e fazendo bem, se obtém destaque em relação aos outros, diminuindo os riscos da falta de emprego.

Por outro lado, se forçar a fazer algo que não é seu real desejo, só por causa do dinheiro ou por influência alheia, causa uma frustração bem maior no futuro, do que a falta de mercado que poderia ser enfrentada em sua profissão desejada.

Devemos sempre lembrar que ainda que muitos defendam a idéia de que os cursos mais concorridos como Medicina, Direito, Engenharia, entre outros, são os únicos que oferecem satisfação profissional e estabilidade financeira, a vocação é a única fórmula para um bom futuro.